top of page

Mercado Analytics passa longe da crise. Eis o porquê

Enquanto a economia amarga uma crise histórica, chegando aos dois anos consecutivos de queda acentuada no Produto Interno Bruto (PIB) (-3,8% em 2015 e -3,5% em 2016), com previsão de crescimento muito parco em 2017 – máximo de 0,5%, segundo última estimativa do BC, o mercado de Business Analytics vai na contramão.


dashboards

Dados da Fundação Getúlio Vargas mostram que as empresas brasileiras investirão em média 7,6% de suas receitas em tecnologia este ano, e uma pesquisa da IT4CIO aumento de 3,3% nos gastos com TI no país em 2017, sendo que as soluções de Business Intelligence e Business Analytics estão entre as prioridades dos CIOs.

Um estudo do Portal ERP reforça esta priorização: conforme o levantamento, 25% dos executivos entrevistados têm softwares de extração e análise de dados no foco principal de investimentos para os próximos anos. Outra pesquisa, esta da Forbes, mostra que ferramentas para análise de dados em modelo self-service estão entre as preferências de 60% das empresas ouvidas, que planejam acelerar seus investimentos em BI.


POR QUÊ ANALYTICS?

Mas qual a razão de a tecnologia de Business Analytics (BA) andar na contramão da crise? Voltemos aos números: dentre os empresários questionados para a pesquisa da Forbes, metade afirma que o BI (Business Intelligence) é imprescindível para detectar e utilizar corretamente dados de negócio.

Além disso, os entrevistados ressaltam que o poder trazido pelo BA (Business Analytics) para analisar informações a partir de qualquer lugar, via dispositivos móveis, amplia imensamente as possibilidades de gestão.


CRIAR E APROVEITAR OPORTUNIDADES

Ou seja, além de serem extremamente vantajosas para o crescimento dos negócios, as soluções de BA (Business Analytics) também trazem benefícios para que as empresas combatam o momento de crise, aproveitando melhor as oportunidades de mercado, incrementando os contratos da base e melhorando suas estratégias para fidelizar clientes, elevando as receitas.

PODER NA PALMA DA MÃO

Munido de um bom BI (Business intelligence) ou BA (Business analytics), o empresário tem à mão informações para antever cenários e tendências, preparando-se para o atendimento de demandas e até mesmo agindo proativamente a elas, de forma a surpreender o mercado com soluções que tragam resultados positivos para os negócios dos clientes.


FÔLEGO EM MEIO À CRISE

É oferecendo tais benefícios que o Analytics se sobressai à crise, mantendo uma curva de crescimento enquanto o mercado ao redor amarga os efeitos da recessão. Agregar Analytics às operações corporativas é melhorar estratégia e desempenho, ganhando produtividade, capacidade de análise, melhoria de processos e decisões, e competitividade.


Para quem também quer andar na contramão da crise, mantendo ritmo de crescimento, é a pedida certa.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


38 visualizações0 comentário
bottom of page