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5 benefícios que o BI traz para Gestão Comercial na Indústria

Atualizado: 9 de jul. de 2021

Um dos setores que mais movimentam a economia de todo mundo, o setor industrial passou por diversas evoluções históricas que mudam tendências, hábitos e criam produtos que impactam diretamente a vida de bilhões de pessoas.


Diferente de alguns outros setores, o setor industrial apresenta algumas particularidades, pois, dentre seu portfólio de empresas deste setor são diversos ramos de atuação. Neste artigo estaremos focando na Gestão Comercial voltada para Indústrias de Alimentos e Bens de Consumo.


O que é a Gestão Comercial?

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A gestão comercial está diretamente ligada aos resultados do negócio, afinal, ela atua diretamente em todo estudo e estruturação de um planejamento tático e planejamento estratégico, buscando acompanhar os resultados de vendas, atuação perante ao mercado e como está sendo a performance dos seus produtos em relação aos seus clientes, tudo isso por meio de indicadores e KPIS que estarão mostrando de fato como estão os números do negócio.


Além de estar em constante contato com questões externas da empresa, a gestão comercial também atua de modo direto com a equipe interna, seus vendedores, representantes e por aí vai, a lista de pontos que estão no guarda-chuvas da gestão comercial é grande, por isso, necessita estar sempre munida de informações em tempo real para poder tomar decisões, traçar planos de ações e garantir os melhores resultados para a empresa.


Indústria de Alimentos e Bens de Consumo

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O setor industrial apresenta grandes desafios diários, uma vez que por meio da inserção da tecnologia gradativamente nas indústrias, processos que antes eram realizados apenas de forma manual foram substituídos por máquinas, e nas indústrias de Alimentos e Bens de Consumo não foi diferente, com o apoio da tecnologia, elevaram consideravelmente o seu poder de produção, aumentando a dinamicidade e capacidade de serem mais competitivas.


Porém, além de acompanhar a produtividade da indústria, demais áreas deste segmento também precisam de atenção extrema, como por exemplo: gestão de processos, suprimentos, logística e vendas. Pois, todas estas áreas apresentam um ponto em comum: geram uma quantidade imensa de dados, transformando assim a indústria como um dos segmentos que mais precisam de dados para ser bem gerido, porém, além de gerar e coletar estes dados, analisá-los de uma forma assertiva poderá garantir o diferencial competitivo do seu negócio.


Mas como coletar, compilar, e analisar todo este montante gigantesco de dados? A resposta está em tecnologias como o Business Intelligence, que garantem a capacidade analítica para os seus números, o que se traduzir em ganho no poder de decisão. Veja abaixo 5 benefícios que o BI pode trazer diretamente a Indústria:


O Analytics na Gestão da Indústria


Auxiliando diretamente na utilização do seu tempo de maneira mais produtiva, pois, a tecnologia estará atuando de forma direta nas ações manuais que você desenvolvia, por exemplo, deixando que você gaste inúmeras horas na construção de diversos relatórios para ao final chegar em um número e sobrando pouquíssimo tempo para você analisar o mesmo. Contribuindo para que você tome uma decisão mais assertiva, afinal, os dados estarão sendo consultados na fonte e construindo conforme suas regras de negócio.


Máximo de resultados na Gestão de Carteira de Clientes


Aumentar as vendas é o desejo de todo negócio. Ainda mais quando estas vendas são para novos clientes, porém, sabemos que para conquistar um novo cliente, é necessário um investimento muito maior do que manter um atual cliente, por isso, encontrar possibilidades de novos negócios em sua atual carteira de clientes irá impulsionar o seu negócio. Acompanhando de forma minuciosa como está a interação dos seus atuais clientes, você poderá mapear e extrair com base no histórico de compras, quais são os produtos comprados por determinado cliente, e o mais importante, quais são os produtos que não são comprados por este cliente, encontrando padrões de consumo e novas oportunidades de negócios em seus atuais clientes.


Potencializando seu Trade Marketing


O Trade Marketing é um canal direto responsável pela interação da marca do seu negócio com o cliente final, sendo assim uma forma estratégica de grande impacto para indústrias no que diz respeito ao aumento de vendas e fortalecimento da marca, afinal, quando o cliente possui uma boa interação com seu produto, ele poderá optar pelas demais linhas de produtos que você possui. Geralmente as operações de Trade Marketing recebem um grande volume de investimentos, porém, acabam sendo poucas assistidas em relação ao acompanhamento dos seus números e resultados. Ao adotar subsídios para monitorar toda sua operação de Trade Marketing, você estará tomando ações mais assertivas em relação ao PDV (Ponto de Venda), promotores, campanhas e clientes.


Aumentando a Performance da Equipe Comercial


A equipe comercial possui um papel fundamental e estratégico no negócio, afinal, ela é a equipe que está diretamente ligando dois pontos essenciais do negócio: o produto ao cliente. Sendo assim, a equipe que necessita estar constantemente munida de informações, pois, apresenta diversos indicadores individuais e como equipe que precisam de um acompanhamento diário, para que seus vendedores possam estar realizando prospecções mais assertivas, trazendo melhores resultados para sua empresa.


Big Data para ampliar a Carteira de Clientes


Assim como já foi frisado, a tecnologia está despontando como grande aliado de gestores na busca de uma maior competitividade dos negócios, além da automatização dos já conhecidos processos produtivos, também é possível utilizar a automatização na prospecção de novos contatos. Sabemos que o custo para ampliar e abrir carteira é consideravelmente alto, pois demanda investimentos em pessoal, estudo e visitas.


Uma grande dica é passar este processo para forma online, utilizando soluções que cruzam diversas informações de mercado e buscam possíveis clientes com base nos atuais negócios que você já atende, economizando consideravelmente o tempo dos seus vendedores na prospecção e já levando-os para possíveis negócios mais “quentes.”


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