A utilização dos dados de maneira estratégica em 2019

Atualizado: 21 de Dez de 2018



Os Dados são um ativo valioso, vasto e crescente e suas análises estão em constante evolução, uma tendência para os próximos anos. Desta forma, as empresas começam a utilizar os recursos como uma poderosa ferramenta estratégica, mas ainda há muito a se progredir.


Os líderes de negócios possuem a disposição informações sobre sua organização, clientes, talentos, mercados e tendências econômicas complexas. Por este motivo, a melhor opção é explorar este ativo em todos os processos, o que leva à tomada de decisões ágil, assertiva e extremamente sofisticadas. Porém, a utilização e interpretação analítica destas informações ainda é um desafio para a gestão empresarial. Ligado intimamente ao mercado de Business Intelligence, está no centro das discussões das estratégias de negócios, graças ao seu poder de potencializar mudanças e balizar decisões fundamentadas em dados.


O progresso da tecnologia oferece às organizações ferramentas para realizar a análise destes dados e então, traçar estratégias de negócios que trarão lucro e diminuirão custos.

De acordo com a pesquisa realizada pela PriceWaterhouseCoopers (PWC) Global Data and Analytics Survey, os líderes de organizações de todo o mundo afirmaram estarem convencidos do poder dos dados e da criticidade de sua análise, para que desta forma, possam compor uma ampla visão sobre questões estratégicas para seus negócios, mas, ainda há muito a evoluir. Segundo o estudo, dois terços (61%) afirmaram que a tomada de decisões em suas organizações é parcial ou raramente orientada por dados.

A gestão orientada pela análise dos dados exige também colaboradores com o conhecimento, talento e liderança necessários para saber quais são as informações certas para os lugares certos, no momento certo, e então, indicar para a empresa a melhor forma de atuar.


Vale lembrar, que todo este processo é uma jornada de disrupção interna, mas se faz necessário. Com o grande volume de informações geradas por cliques e sensores em uma infinidade de formatos, como vídeo, áudio, imagem, texto, entre outras, a velocidade com que as organizações tomam decisões e a sofisticação de suas técnicas utilizadas é crucial para o sucesso dos negócios.

A utilização da análise de dados e de tecnologias emergentes pode auxiliar na identificação de padrões que levam a novas decisões, o que é chamado de “previsão de todos os futuros possíveis”. Isso permite que líderes e seus times superem a incerteza e alcancem o tão almejado lucro.


A questão é crucial, inclusive para organizações que ainda não têm foco nem eficiência orientada por dados. Mesmo estas já podem perceber resultados positivos, ao deixar disponível a todos as informações que costumam ficar isoladas em departamentos e assim, pode ter início a criação de uma cultura de dados.

A maior parte do big data é insignificante para responder as questões relevantes no mundo dos negócios e apenas poucos aspectos são importantes para encontrar respostas às perguntas certas. A mágica está em reduzir o ruído, a fim de focar no que é relevante e então, identificar padrões interessantes de verdade.


Na era da interatividade, comunicação, geração de conteúdo e compartilhamento, o número de informações é imenso e isso ocorre, o tempo todo. No centro dessa massa gigantesca e crescente de dados, existem informações valiosas que podem mudar drasticamente a maneira de realizar negócios. Saber interpreta-los é o segredo desta questão. Para tanto é importante cruzar os dados e avaliar o impacto deles na sua organização.

Além disso, é essencial praticar uma análise contínua. As informações são criadas a todo o momento dentro das empresas e elas oferecem insights reais para a tomada de decisão.

A partir disso, outra questão crítica é contar com o auxilio de um profissional especializado em análise de dados, idealmente suportado por uma plataforma robusta de Business Intelligence para utilizar todo o poder que os dados e algoritmos podem oferecer aos negócios.

Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png