As principais tendências de BI para 2019

As principais tendências de BI para 2019


O que vem por aí? No mundo do BI, muita coisa. Acompanhe as tendências.


Ferramenta estratégica utilizada por muitas organizações globalmente, o BI manterá, em 2019, sua importância para o universo empresarial, ganhando ainda mais força em quesitos diretamente ligados ao ganho de competitividade e incremento de receita.

Dentre as tendências a esperar neste segmento para o ano que vem, questões relacionadas à precisão e agilidade no tratamento dos dados, bem como impulso à interpretação e aplicação das informações, serão exponenciais. Confira os principais tópicos do mercado de Business Intelligence para o futuro próximo.



Transparência no processo de análise de dados

Principalmente no que diz respeito aos parâmetros de análise utilizados por plataforma de Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning, ainda existem questionamentos a cerca das direções apontadas por estas soluções tecnológicas. É importante apresentar de maneira transparente os modelos utilizados pela máquina para realizar as análises.


Interpretação linguística (NLP)

O Processamento de linguagem natural (Natural Language Processingem inglês, ou PLN) é uma subárea da ciência da computação, inteligência artificial e da linguística que se dedica ao estudo das questões geradas pela compreensão automática por máquinas, de línguas humanas naturais.

Os sistemas de geração de linguagem natural convertem informações armazenadas em bancos de dados em linguagem compreensível para o ser humano. Além disso, sistemas de compreensão de língua natural são capazes de converter ocorrências de linguagem humana em representações mais formais, para que possam ser analisadas por programas de computador.

Esta tendência de processamento de linguagem natural (NLP) promove uma quebra de paradigma por mudar a forma com a qual interagimos com as maquinas. Como exemplo, podemos citar as caixas de comando de voz que utilizam inteligência artificial para nos fornecer respostas, já amplamente utilizas em países como Estados Unidos e China. A mesma tecnologia presente em nossos smartphones, utilizada para solicitarmos que se toque determinada música, ou ainda, para nos manter informados sobre as condições climáticas, de transito local, entre outras.

Com a evolução desta tendência, as ferramentas de BI auxiliarão a converter ambientes de trabalho analógicos, em operações autônomas e orientadas por dados.


Disponibilidade de dados: o acesso em diversos dispositivos

Agilidade é um requisito fundamental para os processos de analytics. Desta forma, a disponibilidade total de dados, seja em dispositivos, locais e a qualquer hora é crucial neste processo. Por isso, as plataformas de BI devem realizar análises em dispositivos móveis, 24 horas por dias, sete dias por semana, em um histórico único, evitando a troca de aplicativos e o resgate de informações já computadas em outros devices. Isso promove o fluxo de trabalho satisfatório, otimiza o tempo e isso oferece resultados positivos de negócios.

Esta incorporação da análise de dados, aplicada aos fluxos de trabalho e rotinas de equipes oferece uma evolução que atende aos requisitos críticos de todos os times, conferindo autonomia para os colaboradores, uma vez que podem utilizar os dados contextualizados, ou seja, de acordo com a necessidade específica de cada departamento.


Analytics Storytelling

A construção da avaliação das informações se dá por meio da análise histórica de mercado, atuação da empresa, economia, entre outras variáveis. O que significa que os dados têm uma trajetória que oferece a possibilidade de debater os resultados, dando voz à diversidade estratégica que cada área possui dentro de uma empresa.

Desta forma, com a utilização do BI é possível revisitar dados de maneira simples, entender as análises, como são realizadas e quais suas etapas. O diálogo a cerca do resultado da avaliação promove um trabalho multidisciplinar e criativo extremamente eficaz.


Adoção do BI por todos

O envolvimento de toda a empresa e não apenas da liderança é fundamental para extrair o máximo que as ferramentas de BI podem oferecer, como o incremento de receita. Uma comunidade ativa é fundamental para o sucesso da adoção do BI, já que a evolução tecnológica passa por aperfeiçoamento, que só é possível devido a feedbacks fornecidos pelos os próprios usuários.

136 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png