"Work smarter, not harder" - como o BI pode realmente ajudar nos negócios

Atualizado: Jun 4


As razões pelas quais as organizações adotam a inteligência de negócios e as ferramentas de análise de dados são as inúmeras maneiras que estas soluções atuam para trabalhar em benefício da organização. Todos os projetos, no entanto, utilizam software de Business Intelligence para transformar dados em insights e ações.


A tecnologia de BI é capaz de superar a concorrência e, ao mesmo tempo, atender de maneira proativa às necessidades dos seus clientes. Os benefícios potenciais da inteligência de negócios com o uso do BI incluem:


1. Relatórios, análises ou planejamento mais rápidos e precisos;

2. Melhores decisões de negócios;

3. Melhor qualidade de dados;

4. Satisfação do time ao alcançar metas;

5. Melhor eficiência operacional;

6. Obtenção de insights valiosos para o seu negócio;

7. Visualização de informações importantes;

8. Estabelecimento do benchmarking;

9. Gestão de Desempenho;

10. Inteligência de Vendas;

11. Simplificação das operações;

12. Elimina o processo de adivinhação;

13. Aprimora o gerenciamento de inventário;

14. Satisfação do cliente;

15. Vantagem competitiva;

16. Custos reduzidos;

17. Maiores receitas.


Acima de tudo, as ferramentas e plataformas de BI são um meio de fornecer informações mais rápidas e precisas para os tomadores de decisão. Os benefícios alcançados abrangem também, redução de custos, aumento de receita e redução da necessidade de um grande número de funcionários de TI. Com os crescentes esforços para rentabilizar os dados, melhorando as ofertas comerciais, é possível ver o aumento de receita, com um aumento gradativo no futuro.


Durante anos, as organizações adotaram tecnologias de BI e análise para obter maior eficiência da inteligência de negócios. Porém, a acessibilidade do BI ainda era limitada devido a restrições de licença ou adequação do produto. O que dificultou que as empresas conquistassem algumas metas.


No entanto, muitas organizações estão avançando em uma nova onda de iniciativas de Business Intelligence focadas em antever a melhor orientação dos negócios. Como as pessoas responsáveis ​​pela direção da empresa trabalham principalmente em marketing e desenvolvimento de produtos, esses departamentos tendem ainda, a ganhar influência na priorização de requisitos e na seleção das ferramentas de BI.


Embora os recursos de relatórios e painéis continuem sendo os principais itens de um portfólio de uma plataforma robusta de BI há um crescente aumento de investimentos em BI, que visam amplificar as maneiras de explorar novos tipos de dados, advindos de novas fontes, incluindo a integração dentro das ofertas comerciais das empresas.


Esses produtos e projetos voltados para o mercado precisam extrair insights para que as empresas possam superar a concorrência e as expectativas de produtos e serviços de consumidores a cada dia, mais exigentes.


Ao contrário dos projetos de BI tradicionais que extraem dados internos de sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e bancos de dados, muitos dos atuais projetos de BI em vendas e marketing exigem dados externos como mapas, dados demográficos ou até mesmo, leituras históricas do clima. O sucesso em obter novos insights neste ponto requer um software de BI que permita que usuários reúnam novas fontes de dados de diferentes maneiras.


A tendência é que áreas como contabilidade e finanças estejam menos no controle, isso porque as empresas estão migrando seus processos decisórios para outros departamentos e áreas, voltadas ao melhor entendimento do cliente, do mercado e da atual dinâmica competitiva.


Projetos de BI podem se tornar complexos. A implantação gradativa e as operações contínuas exigem a participação do fornecedor, dos usuários, de especialistas em segurança/conformidade da informação e até mesmo do pessoal de suporte de TI.


Questões como qualidade de dados, governança e falta de recursos são as principais barreiras encontrados pelos usuários corporativos. A boa notícia é que mais líderes utilizam metodologias ágeis para obter benefícios incrementais com as plataformas de BI.


A ideia é trabalhar de maneira mais inteligente, que não seja mais difícil, nem mais cara. Os softwares de Business Intelligence (BI) são compostos por uma gama de ferramentas de análise de dados projetadas para avaliar e gerenciar informações relacionadas às suas operações comerciais.


Os benefícios da tecnologia incluem recursos avançados de visualização que permitem às empresas monitorar vendas, logística e até produtividade. Além de fornecer análises extensivas de dados utilizando relatórios intuitivos.


Ao apresentar as informações em um formato fácil de entender, o software de BI ajuda na compreensão dos pontos fortes e fracos da sua empresa, fornecendo insights úteis sobre os KPIs e outras métricas importantes. Isso faz desta solução uma ferramenta crítica para garantir competitividade e lucratividade.


Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

107 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png