top of page

O que o Big Data pode oferecer à contabilidade?

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Projetos caminham em direção à maior previsibilidade ao fechamento, mas cruzamento de dados pode ajudar a identificar demandas em clientes e aumentar o portfólio de serviços.


O termo Big Data é entendido como o uso inteligente de uma grande massa de dados. Basicamente, se resume no cruzamento de dados – sejam eles estruturados (como uma planilha de Excel) ou não-estruturados (como comentários em redes sociais) – e extração das informações para a tomada de decisão. Já pensou o que este cruzamento pode trazer de benefício para a contabilidade?


big data bi


Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, empresa especializada no uso de dados para tomada de decisão, lembra que a contabilidade gera volume valioso de dados estruturados. “As ferramentas de análise de dados permitem desenvolver projetos de contabilidade em tempo real”, diz. Segundo ele, uma rede supermercadista que sua empresa atende consegue receber a prévia do fechamento dez dias antes do fim do mês, com 90% de taxa de acerto.


“A tomada de decisão em um caso desses é bem mais efetiva, podendo contornar problemas antes que a perda seja muito grande.”

Para Marice Fronchetti, diretora do SEPRORGS (Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul), que também atua com consultoria em contabilidade, o maior ganho do Big Data é entender melhor o comportamento dos clientes e suas expectativas. Ela diz que isso privilegia a fidelização criando um “plus” no relacionamento. Marice explica que é possível personalizar informações conforme o segmento do cliente e direcionar tudo para gestão estratégica, ficando à frente de seus concorrentes.


“Quando passamos a entregar estratégias aos clientes, os gestores e equipes das empresas que atendemos passam e ter maior desempenho e consequentemente nos demandam cada vez mais com novos serviços, pois lhes dá confiança em nosso trabalho”, diz a especialista. “O momento é de agregar agilidade com informação precisa e de alto valor para que todos os nossos clientes possam ser bem sucedidos em seus objetivos”, pontua.

CENÁRIO


Scheibler traz outro exemplo de análise de dados, mais voltado aos Recursos Humanos, em que tecnologias de analytics utilizam os dados de ponto do funcionário para estabelecer riscos de trabalho. Neste caso, serve para verificar se o colaborador cumpre os horários de descanso e de trabalho conforme a lei vigente, para evitar processos ao fim do contrato.


Marice afirma que não há nenhum impedimento no uso de tecnologias na área da contabilidade, desde que estejam apoiadas nas normas legais, considerando sempre que estas informações precisam ter origem garantida. O uso de dados privados, porém, foi regulamentado pela Lei de Proteção de Dados Pessoais e sua captação, armazenamento e uso dependem da autorização de quem os provê e deve ser transmitido de forma transparente.


Ainda sobre os benefícios dos dados, Scheibler comenta que diversas ferramentas de analytics já estão disponíveis para as empresas de contabilidade e que elas não substituem o trabalho do contador, pois a interpretação e a melhor forma de utilizar as informações ainda cabem a ele. “A contabilidade hoje é muito reativa e a tecnologia pode mudar esse cenário”, finaliza.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


Leia a notícia original em: https://www.revistasesconsp.com.br/o-que-o-big-data-pode-oferecer-contabilidade/

626 visualizações0 comentário
bottom of page