Você sabe usar o Business intelligence (BI) a seu favor?

Atualizado: 8 de Mai de 2018

Durante muito tempo compartilhar o know-how de uma empresa foi considerado um erro de empreendedorismo, além de um risco muito grande, uma vez que a concorrência teria acesso a esse conhecimento, o que hipoteticamente os tornaria mais competitivos. Hoje, as ideias de Social business e de Business intelligence (BI) vêm para contrapor radicalmente este tabu.



A regra de empreendedorismo e visão de futuro é o compartilhamento de informações. É transformar o conhecimento adquirido ao longo dos anos em um organismo com vida própria, capaz de se difundir e procriar em um meio social eletrônico, com a contribuição de clientes e funcionários, todos conectados e com voz ativa.

Business Intelligence (BI), ou Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Apesar de não ser um conceito recente, o interesse por Business Intelligence (BI) tem crescido progressivamente nos últimos tempos. A velocidade com que decisões são tomadas e negócios são fechados hoje em dia, tornou necessário o emprego de Business Intelligence (BI) nas corporações, já que sua gestão permite agilizar processos relacionados a tomadas de decisões. Porém, sua aplicação mudou com a evolução da internet.

“Atingir as metas passou a exigir um comprometimento corporativo elevado e a democratização da informação”

Se antes o objetivo de Business Intelligence (BI) era levar a informação a alguns colaboradores previamente selecionados, com a internet as soluções de Business Intelligence (BI) são compartilhadas com muito mais pessoas por meio da rede. “Atingir as metas passou a exigir um comprometimento corporativo elevado e a democratização da informação”. Com isso, o processo de Business Intelligence (BI) ganhou mais adeptos e passou a ser tratado como uma aplicação de estratégia integrada, disponível aos públicos-alvo da empresa, seja em estações de trabalho, para acesso interno, seja em servidores da empresa, para acesso externo.

Integrada ao conceito de Business Intelligence (BI), a ideia do social business é trazer a colaboração e o efeito viral das redes sociais para dentro da empresa, transformando um espaço de socialização em um espaço de compartilhamento de conhecimento e negócios, utilizando as informações que foram coletadas, organizadas e analisadas.

Para que o Business Intelligence (BI) e o social business funcionem, é importante o engajamento dos colaboradores, que precisam ser tão ativos na rede corporativa, quanto o são em suas redes pessoais.

No post Colaboração é algo relacionado a pessoas e processos você poderá encontrar mais informações deste assunto.


CENÁRIO BRASILEIRO:

Há alguns meses, a IBM divulgou um estudo global que demonstra que a Tecnologia da Informação (TI) é um fator-chave de investimento para 73% dos presidentes de companhias do País. Segundo a pesquisa, o foco dessas empresas está justamente neste novo perfil de consumidor mais conectado, informado e com poder de influência ampliado. O cenário brasileiro atual é de 14% das empresas utilizando mídias sociais para interagir com seu público. A estimativa é de que esse número chegue a 60% em 5 anos.


Falando em know-how, BAIXE nosso e-book sobre Gestão Comercial.

#bimachine #businessintelligence #socialbusiness

37 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png