20 de jul de 20183 min
Atualizado: 30 de abr de 2021
Se sua empresa ainda não possui uma estratégia de business intelligence para impulsionar os negócios, chegou a hora de começar. Umas das tecnologias mais priorizadas por grandes corporações, a análise inteligente com soluções de TI já está em cerca de 80% das principais companhias globais, segundo pesquisa da Dresner Advisory Services.
Sem o apoio do BI e suas capacidades de analisar dados e fornecer insights, organizações perdem oportunidades de crescimento estratégico, são menos proativas e, principalmente, correm o risco de ficar atrás da concorrência em termos de competitividade.
Mesmo assim, adotar soluções de BI exigem atenção dos gestores de TI. Em meio às diversas opções no mercado e a pressão por inovação nos negócios, planejamento e conhecimento são essenciais para garantir uma implementação de sucesso, que impacte positivamente a organização.
Para isso, é importante observar alguns passos fundamentais:
Para que uma implementação de BI tenha os melhores resultados, CIOs precisam entender como elas podem mudar drasticamente os processos internos de uma empresa - e isso envolve uma mudança de cultura, o que não é fácil. Gestores que iniciarem esta mudança com a mentalidade adequada terão menores dificuldades, tanto em áreas técnicas como gestão dos dados até questões como gerenciamento de mudança, por exemplo.
Para que as soluções de BI funcionem da melhor forma, os objetivos da organização precisam estar ajustados, estabelecendo necessidades e indicadores de performance (KPIs) a serem atendidos. Além disso, é recomendado que um executivo mais ligado ao negócio-chave da organização seja estabelecido como um ponto focal da implementação. Executivos como o diretor de marketing (CMO) ou financeiro (CFO) tem um conhecimento mais abrangente do negócio e podem traduzir as demandas da organização para as soluções de BI.
Para saber como implementar o melhor projeto de BI, primeiramente as companhias devem ter um mapeamento claro de sua estrutura de sistemas atual. Sabendo o que funciona e o que não agrega valor à operação, pode-se estabelecer as áreas que mais podem se beneficiar das tecnologias de BI, ajudando em um roadmap de implementação mais assertivo. Além disso, avaliar a estrutura das bases de dados é essencial, limpando os dados e fazendo os investimentos necessários em infraestrutura.
Os indicadores-chave de performance (KPIs) são parte indispensável de toda estratégia envolvendo BI. Os KPIs dão indicativos para possíveis mudanças estratégicas caso algum objetivo não esteja sendo cumprido. Entretanto, é preciso ter cuidado para estabelecer os KPIs certos, que realmente fomentem o crescimento do negócio e não dificultem ainda mais a gestão.
Realizados os primeiros passos, gestores de TI e de negócio já estarão melhor municiados para o passo da implementação. Conhecendo aprofundadamente os processos da empresa, assim como seus objetivos e necessidades, achar a solução mais adequada se torna mais fácil. Para facilitar ainda mais esta fase, conversar com parceiros especializados também é um diferencial. Baseados nas informações fornecidas pelas empresas, eles podem sugerir as soluções mais ajustadas. Experimentar soluções em ambientes de teste também são uma boa alternativa antes de partir para a implementação de fato.
Vale lembrar que um roadmap de implementação de BI não possui uma data de término. Uma das funções da tecnologia é tornar as empresas mais adaptáveis às mudanças e constantes inovações do mercado. Além disso, soluções de BI não são apenas tecnológicas. Elas impactam empresas como um todo, e quem implementá-la com esta visão está mais perto do sucesso.
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