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5 formas de usar BI - para vender e lucrar mais

Atualizado: 30 de abr. de 2021


times square vendas e lucros

Em um cenário mercadológico hipercompetitivo, uma das chaves para conseguir destacar a empresa diante dos concorrentes e conquistar efetivamente uma fatia do mercado é o bom uso e captação de dados. Por isso, a tecnologia de BI têm sido a aposta de negócios que desejam utilizar informações internas e externas para potencializar as vendas e aumentar os lucros com inteligência.


Ao serem rastreados, categorizados, analisados e aplicados da forma correta, os dados podem fornecer insights para diversas áreas da empresa, atuando não apenas na solução como na prevenção de problemas, e auxiliando também nas tomadas de decisões. Listamos abaixo cinco benefícios que o uso da tecnologia de BI pode trazer à sua empresa, confira:


1) Relatórios mais precisos

Ao utilizar um sistema de BI, os problemas com relatórios feitos em softwares que exigem muitos processos manuais, como o Excel, são eliminados. Ao centralizar todas as informações em tempo real e em um só lugar, é possível obter gráficos e análises mais precisos, diminuindo consideravelmente as chances de falhas nas informações e otimizando o tempo gasto com esse tipo de processo.

reunião com dados

2)Decisões mais assertivas

Com relatórios mais precisos e maior riqueza de informações, as tomadas de decisão se tornam mais fáceis e mais seguras. Com base nos insights gerados pelos dados de BI, é possível identificar quais áreas do negócio são menos lucrativas, por exemplo. Tomar iniciativas com base na intuição é um risco desnecessário que pode facilmente ser resolvido com tecnologia de BI!


Com os dados de venda bem categorizados, você poderá dar a sua equipe abordagens assertivas para, até mesmo, recuperar o relacionamento com antigos clientes, tornando-a sempre preparada para resolver qualquer questão.


3) Melhorando a taxa de retenção de clientes

E é claro que decisões mais assertivas influenciam também no aumento da retenção de clientes. Não é novidade que custa mais ganhar um novo cliente do que reter um existente! Por essa razão, a tecnologia de BI aplicada a essa área atua diretamente no aumento da lucratividade da empresa.


Com a inteligência de negócios, sua equipe terá informações suficientes para compreender o perfil de compra dos seus clientes, acompanhando de perto dados que revelam as tendências de demanda e oportunidade de vendas.


4) Oferecendo melhor atendimento ao cliente

Ao ter uma visão completa das necessidades e hábitos de compra dos clientes, a sua equipe também estará mais preparada para atender às perguntas, discutir oportunidades e potenciais descontos. O uso da tecnologia de BI torna o atendimento mais personalizado, melhorando a experiência de compra do consumidor. Fortalecer o relacionamento e conquistar a lealdade do cliente é essencial para gerar novas oportunidades de venda!


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5) Dê suporte a outros departamentos

Por último, a tecnologia de BI também poderá dar suporte a outros departamentos da empresa, além do de vendas.


O marketing, por exemplo, poderá avaliar, por meio dos dados, os resultados das campanhas e definir melhor o planejamento estratégico. O setor de operações preverá melhor as demandas de produto e cronogramas de produção. Já a administração poderá definir e justificar melhor futuros investimentos. Os dados de uma única fonte gerarão os valores seguidos em conjunto por todos os departamentos!


Ao ter todas essas vantagens combinadas, é natural perceber o crescimento das vendas, facilitando também o aumento da lucratividade da empresa. Ter o BI como motor destas vias de expansão é, sem dúvida, a mais inteligente das estratégias.


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