19 de jul de 20184 min
Atualizado: 8 de jun de 2022
A Curva ABC é uma das mais usadas na categorização de estoque e precisa ser bem entendida. A Curva ABC, também chamada de Classificação ABC ou Teorema de Pareto (em homenagem ao seu criador), nasceu quando Pareto percebeu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Isto ficou conhecido como regra 80/20 e é muito utilizada em processos administrativos.
Da mesma forma que boa parte da riqueza estava concentrada em uma pequena parcela da população, nas empresas boa parte do trabalho é devido a poucos produtos, a maioria dos custos de estoque deve-se a poucos itens caros e grande parte da receita vem de poucos produtos.
Você sabe quais são os produtos mais estratégicos para a sua empresa? Se a resposta for negativa, você não está só. Muitos empreendedores tentam montar o seu estoque só tendo a feeling como base e aí já viu, produtos encalhados e o prejuízo aumentando.
A curva ABC é uma técnica que permite analisar e categorizar os produtos vendidos em uma loja por ordem de importância.
A análise mostra ao empreendedor qual nível de atenção deve ser dado para cada tipo de produto, de acordo com fatores como: vendas, faturamento, margem de lucro e, até mesmo, espaço ocupado.
Sabendo disso, deve-se direcionar recursos, esforços e pessoal para fazer com os itens mais importantes, mais caros e os clientes mais rentáveis sejam atendidos com atenção especial.
Na logística, a Curva ABC é muito usada para controlar o estoque. Alguns produtos são mais importantes que outros e precisam ser tratados como tal. Pode separar os itens no estoque segundo algum critério: giro do produto, proporção sobre o faturamento, margem de lucro, custo do estoque, ou outro parâmetro escolhido.
Classe A: Principais itens em estoque e de alta prioridade. 20% dos itens correspondem a 80% do valor.
Classe B: itens que ainda são considerados economicamente preciosos. 30% dos itens correspondem a 15% do valor.
Classe C: 50% dos itens em correspondem a 5% do valor.
Com o auxílio de uma ferramenta de BI é possível visualizar os dados em questão se segundos de uma maneira automatizada ou com uma planilha eletrônica é possível construir a curva ABC, para isso, separe os dados relativos aos estoques e seus custos (para todos os produtos), organize-os em ordem decrescente do custo; some todo o custo e depois calcule o percentual que cada produto representa do custo total; e depois, basta somar as primeiras linhas até encontrar 80% dos custos (isto deve representar em torno de 20% dos produtos), estes produtos serão aqueles que comporão a Classe A da Classificação ABC. A ideia continua para montar as classes B e C.
Alguns itens, no entanto, devem ser incluídos na lista dos “Classe A” por serem estratégicos, estarem atrelados a contratos de fornecimento ou por questões de marketing. São poucos itens nesta situação, mas que merecem um tratamento diferenciado.
Neste momento, você deve estar se perguntando, afinal, em que esse dado poderá me ajudar?
Bom, além de permitir que você melhore o mix de produtos da loja, a análise da curva ABC evita erros comuns, como um estoque com poucas unidades dos produtos mais vendidos e abarrotado com os itens que vendem pouco.
Os produtos A são os mais procurados, por isso nunca podem faltar. O ideal é monitorar constantemente como está a saída deles e planejar a reposição com bastante antecedência, reservando a verba necessária para isso.
Além de trazerem receita, em geral eles são chamarizes que trazem clientes até sua loja. Por isso, precisam de atenção redobrada. Se o produto que você mais vende faltar, certamente atrapalhará as suas vendas no mês.
E o que fazer com os produtos do segmento B e C? Se eles são menos importantes, devo tirá-los do meu mix? Não necessariamente. Os produtos B e C aumentam a estabilidade do negócio e engordam o tíquete médio do cliente.
Como exemplo é mais fácil, não é? Vamos supor que você tem uma drogaria. E a fralda é um produto A para a sua loja, já que vende muito. Para aproveitar melhor o cliente que entra atrás de fralda, você pode oferecer outros produtos com menos saída (que fazem parte do segmento B e C) como chupetas, mordedores e esterilizadores de mamadeira. Deu para entender? São itens de uma mesma família, ou muito próximos disso. Sempre há um complemento a ser explorado.
É muito comum que os empreendedores descubram, ao fazerem a análise de curva ABC, que precisam ajustar o seu mix de produtos. Só assim, conseguem aproveitar melhor o potencial dos seus clientes.
Fazendo a curva ABC, você percebe que aquele produto que parecia ótimo pode ser um grande vilão para o seu negócio.
O próximo passo? Começar a trabalhar o mix de produtos. Às vezes focar muito em um item específico e não perceber o que mais posso agregar para o meu cliente.
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