7 de jun de 20173 min
Quantas vezes você presenciou este cenário: precisar de informações precisas e certeiras entre os departamentos, uma tarefa simples a ser resolvida pela sua equipe, certo? No entanto, a única coisa que você e sua equipe possuem em mãos, são dados que flutuam entre os setores, o que torna a situação simples em uma extremamente difícil de se resolver.
Falhas de comunicação, atrasos no processamento dos dados e um departamento jogando a culpa no outro pela demora no recebimento de informações. Quantas vezes você presenciou problemas como estes? Pensando nesta situação, separamos alguns segredos que podem te ajudar a agilizar os processos da sua empresa e facilitar na hora de decidir ações e estratégias importantes. Confira.
Fique tranquilo: este tipo de situação ainda é comum, você não está só. São milhares de executivos e analistas sofrendo com sistemas e métodos tradicionais para armazenar e analisar os dados e informações das organizações. Porém, apesar do mercado já ter mudado radicalmente. Ainda é comum nos depararmos com inconsistência nas informações. Ainda mais com o crescente volume de dados que são gerados pelos negócios diariamente.
Essas informações precisam ser organizadas e estruturadas de forma a auxiliar a gestão na tomada de decisão e simplificar os processos internos. Em média, apenas 12,5% de todas as informações geradas pelas empresas são usadas para melhorar o negócio de forma inteligente. Imagine quanto potencial está sendo desperdiçado por uma má gestão de dados, que poderia tornar sua empresa muito mais competitiva no mercado?
Tanto para empresas B2B quanto para B2C é preciso ter rapidez e agilidade para atender o seu cliente final. E para conseguir isso, é preciso seguir alguns passos que, direcionados corretamente, ajudam a agilizar os fluxos de trabalho.
Primeiramente, é preciso começar com os requisitos mínimos, antecipar as mudanças e dar início aos projetos. É necessário, antes de mais nada, conhecer todas as suas fontes de dados. Escolha uma ferramenta adequada para o trabalho da sua companhia e armazene tudo, inclusive mudanças históricas sobre o mercado. Tenha em mente que quanto mais automatizado este processo for, melhor será o fluxo de dados.
Escolher a melhor ferramenta que se adéque aos processos da sua empresa é uma tarefa importante. Implementar o Business Intelligence (BI) na sua gestão trará uma série de benefícios, como poder coletar, armazenar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar todos os dados. Juntamente com um sistema de ERP, possibilitando a comunicação e integração dos setores da organização.
Lembra-se da história lá do início em que os departamentos culpavam uns aos outros pelo atraso na entrega das análises de informações? Então, com a implementação desse sistema, este tipo de problema não vai acontecer.
Com todos estes benefícios, o BI permite também uma gestão de dados mais ágil, facilitando a análise de informações necessárias para tomar decisões importantes. Não só de forma rápida, mas também eficiente e certeira. A solução também permite que você administre o que é prioridade para ser resolvido e o que pode aguardar mais um pouco.
Com o BI, você pode melhorar o seu setor de marketing e de vendas. Identificando melhor o seu público-alvo e agilizando a tomada de decisão. Observar quais são os departamentos que precisam ser mais desenvolvidos e explorar informações encontradas sobre seus concorrentes diretos e indiretos.
E você, gestor, ainda utiliza planilhas na gestão da sua empresa? Não perca tempo e opte por ferramentas que vão dinamizar os seus processos e fazer a sua empresa crescer muito mais! Compartilhe com a gente sua opinião e fique de olho no blog!
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