top of page

Absenteísmo: o que é, em que afeta e como controlar

Atualizado: 24 de jul. de 2018

ABSENTEÍSMO: O QUE É?

O índice de Absenteísmo refere-se ao atraso, à falta ou à saída antecipada de um funcionário no trabalho, com ou sem justificativa. Também tem como objetivo mensurar o grau de mão-de-obra desperdiçada, sendo ele em horas ou em percentual.


absenteísmo


COMO AFETA A GESTÃO DA SUA EMPRESA?

  • Há queda na produtividade;

  • Há sobrecarga de trabalho para os demais funcionários;

  • Afeta na qualidade do produto ou serviço que a empresa oferece;

  • Há falha na sintonia da relação da gerência com o funcionário;

  • Pode acarretar na demissão e na demora da contratação de outra pessoa para fazer o serviço;

  • Pode gerar alto índice de Turnover.

COMO CONTROLAR?

A infraestrutura da empresa compromete o índice de absenteísmo. Atrasos por problemas de ordem geográfica e ambiental também podem influenciar (o funcionário reside em um bairro distante ou sem acesso quando chove, por exemplo.) Por isso, o diálogo é a melhor forma de tratar o que está em desacordo entre empresa e funcionário. Nesses casos, o RH da empresa pode interferir diretamente, acompanhando as atividades desse colaborador, conversando e fazendo o monitoramento das entradas, saídas e presenças desse funcionário na empresa.

Lembre-se: se os motivos forem doenças, doenças na família, ou problemas pessoais graves, o controle é praticamente impossível de ser feito. Os gestores devem agir com bom senso.


FÓRMULA/COMPOSIÇÃO:

Para calcular esse índice, deve-se multiplicar as horas ausente por 100 e dividir pelo total de horas trabalhadas, gerando a porcentagem de presença do funcionário:


TOTAL HORAS AUSENTES x100 / TOTAL DE HORAS TRABALHADAS


APLICAÇÃO:

Indicador para apuração da eficiência operacional de um determinado setor da empresa. Auxilia na gestão do quadro de pessoal.


MARGENS DE REFERÊNCIA:

Por ser um índice aplicado em diversas áreas da empresa, não existe uma margem considerada padrão, porém indica-se valores entre 2,5% a 3,0% ao mês como aceitáveis.


EXEMPLO:


absenteísmo

Agora que você já viu o que é Absenteísmo: o que é, em que afeta e como controlar, comente aqui e compartilhe conosco suas impressões! Ficou ainda alguma dúvida? Divida seus questionamentos e participe da conversa!


SOBRE O BIMACHINE

O BIMachine é uma plataforma completa para criação de aplicações analíticas (analytics) em Cloud. Com ela podemos desenvolver, homologar e ofertar aplicações analíticas para os mais diversos segmentos e portes. Mais informações: www.bimachine.com



182 visualizações0 comentário
bottom of page