top of page

BI e ERP

Atualizado: 8 de mai. de 2018

Quando empresas procuram profissionais de Tecnologia da Informação para ajudar na gestão de suas informações, se deparam com dois conceitos que são importantes: Business Intelligence - BI e ERP - Enterprise Resource Planning.


BI e ERP

O ERP é um sistema de gestão empresarial. Ele ajuda na integração de diversos departamentos da empresa, centralizando informações e gerindo fluxos. Através dele é possível controlar as atividades cotidianas da empresa, armazenando em um mesmo local notas fiscais, pedidos, controles de estoque, dados de vendas, entre outras coisas. Assim, os diversos setores podem ter acesso ao que está sendo feito pelos outros colaboradores, não precisando depender do envio de informações por funcionários para ter acesso a elas.

Já o Business Intelligence, também chamado de BI ou Inteligência de Negócios, é a coleta, armazenamento, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados de empresas feitas totalmente por recursos digitais. Ou seja, você tem uma economia de tempo em todo esse processo que, feito manualmente, através de relatórios demandam bem mais tempo e pessoal (que poderão estar ocupados com outras questões). A vantagem não fica só por conta da agilidade, mas também por potencializar a possibilidade de encontrar soluções inteligentes para sua empresa, ajudando na expansão de mercado, melhorando o marketing, analisando concorrentes e até mesmo possibilitando o surgimento de novos serviços e produtos.



Pelas descrições você pode perceber que há uma linha complementar entre eles. E é sobre isso que vamos falar agora: sobre a ligação entre o BI e ERP. Acompanhe!


QUAIS SÃO AS LIGAÇÕES ENTRE ESSES DOIS SISTEMAS?

O ERP integra todas as informações da empresa em um mesmo lugar, acabando com o uso de diferentes softwares para cada tipo de dado processado. Assim, os dados são armazenados e acessados a qualquer momento. As informações que alimentam o BI já estão, em maioria, integradas nessa plataforma. Ou seja, facilita ainda mais a rapidez da análise desses dados.


O sistema de Business Intelligence acrescenta uma espécie de cultura analítica em todos os setores da organização, fazendo com que todos eles tenham uma noção global do andamento dos negócios. E como cada setor depende do outro para ter sucesso, as informações atualizadas e analisadas propiciam melhoras em cada setor pensando em um contexto global.

VANTAGENS DA LIGAÇÃO DO BI COM O ERP:

O Business Intelligence permite que as informações utilizadas no sistema de ERP estejam sempre atualizadas, fazendo com que cada setor tenha noção da situação real naquele momento dos outros setores da empresa. Ele também ajuda no aumento da produtividade e na eficácia do processo de trabalho, fazendo com que os resultados apareçam mais rapidamente. E como tempo é dinheiro, os negócios rendem mais.


É também possível que cada setor defina o que é prioridade para ser resolvido naquele momento. Se antes era preciso olhar cada relatório e documento para decidir em grupo qual seria a prioridade naquele momento, os dois sistemas integrados possibilitam que você tenha automaticamente em sua tela o que deve ser resolvido primeiro, principalmente, porque é possível apontar quais são os pontos críticos do negócio no momento. Outra vantagem é o serviço de auditoria que é realizado com a ligação entre BI e ERP. Assim é possível conferir dados contábeis, cobrança, estoque, finanças, tudo em tempo real.


Outros benefícios são a visão ampla e global do negócio, possibilitando uma visão macro dos potenciais parceiros de negócios, capacidade para reagir rapidamente em situações de crise (ou até mesmo poder antecipá-las), envolver todos os setores da organização gerando um processo de colaboração nas tomadas de decisões que afetem a todos e, claro, a redução de custos.

Por isso, integre o quanto antes os dois sistemas. Garanta agilidade e precisão em sua empresa.


O BIMachine é uma plataforma completa para criação de aplicações analíticas (analytics) em Cloud. Com ela podemos desenvolver, homologar e ofertar aplicações analíticas para os mais diversos segmentos e portes.


Conheça as vantagens de nossa plataforma. Ficou com alguma dúvida? É só entrar contato conosco.


BI e ERP
124 visualizações0 comentário
bottom of page