top of page

7 maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe de TI

Que tal descobrir algumas dicas para aumentar a produtividade e estimular positivamente os talentos dentro de sua equipe de TI?


produtividade

Qualquer empreendedor ou profissional que ocupa um cargo gerencial dentro de uma empresa, tem como uma de suas incumbências a elaboração de estratégias que aumentam o grau de comprometimento, impulsionam a produtividade e melhoram o fluxo de trabalho da equipe de colaboradores.


Porém, as responsabilidades dos gestores que estão à frente de organizações mais complexas, se mostram ainda maiores, pois eles têm que lidar com as automatizações de diversos processos e integrá-los ao trabalho de seu time.


Dessa forma, o aumento de qualidade e eficiência nos processos podem trazer excelentes resultados para a organização.

1. ESTABELEÇA METAS E EXPECTATIVAS CLARAS

É importante dividir os objetivos em partes menores, deixando o trabalho mais ágil e fácil de ser monitorado. Assim, todos conseguem entender as informações e estratégias que sustentam cada objetivo da empresa de forma mais clara.

Tal ação também irá diminuir as falhas e equívocos, além de fazer com que os colaboradores entendam melhor aonde o gestor deseja chegar.


2. INVISTA NAS FERRAMENTAS ADEQUADAS

A produtividade da equipe tem a ver com a qualificação dos seus talentos e também com o bom nível de infraestrutura da empresa.

É importante oferecer equipamentos adequados para o trabalho e, claro, aproveitar bem as soluções tecnológicas para otimizar as tarefas operacionais e processos de sua organização.

Mesmo com tantos trabalhos automatizados e repetitivos no mundo da Tecnologia da Informação, é possível valorizar o capital humano dentro da empresa e potencializar as oportunidades de melhoria.

3. DÊ FEEDBACK EM TEMPO REAL

Esta é uma das boas técnicas para se evitar o retrabalho ou a perda de tempo em afazeres pouco ou nada úteis. Se os colaboradores tiverem realizado um bom trabalho, reconheça publicamente seus esforços, servindo de exemplos para os outros e fazendo com que eles se mantenham motivados.

Se houver a necessidade de melhorias ou mudanças, converse em particular com os envolvidos, de forma que se sintam encorajados a cumprir as determinações.


4. OFEREÇA INCENTIVOS ECONÔMICOS

Elabore planos de gratificações por metas e objetivos alcançados e dê bonificações pelo trabalho que tenha sido bem realizado. Os colaboradores vão buscar a excelência de seus esforços e, se o incentivo econômico for coletivo, vão ajudar-se mutuamente e cobrar ânimo uns dos outros a fim de conquistar o propósito da equipe de TI.


5. EVITE DISTRAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

O trabalho torna-se mais produtivo quando existe concentração e é feito de modo ininterrupto ao longo de períodos determinados. Então, afaste as coisas que tomam ou quebram a atenção dos seus colaboradores, como excesso de mensagens, reuniões a todo instante ou acesso liberado à internet, sem qualquer monitoramento da empresa.


6. MELHORE O AMBIENTE DE TRABALHO

As pessoas precisam gostar do ambiente onde trabalham. Crie um ambiente que valorize o bem-estar dos colaboradores. Utilize recursos como cores, plantas, iluminação, entre outros, de forma a humanizar melhor o ambiente e torná-lo mais prazeroso de se conviver.

No mesmo sentido, é preciso primar por um convívio harmônico e sem desavenças, solucionando rapidamente as ocasionais divergências que surgirem entre os funcionários.


produtividade


7. INVISTA NOS SEUS TALENTOS

Oferecer palestras e incentivos para cursos específicos fará com que os seus colaboradores adquiram mais conhecimento e técnica para sua empresa, impactando diretamente na sua produtividade. Além disso, os funcionários se sentirão mais estimados e envolvidos com a organização, pois enxergarão esta oportunidade como um benefício extra.


E você, quais estratégias para aumentar a produtividade e  motivar sua equipe de TI e demais colaboradores? Compartilhe com a gente as suas ideias e opiniões! Até a próxima!


plataforma-bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


24 visualizações0 comentário
bottom of page