Especialista lista cinco benefícios da tecnologia nos negócios em vendas:
Apesar de entraves como a paralisação dos caminhoneiros, ocorrida no mês de maio, e de eventos que tradicionalmente “esfriam” as vendas de diversos setores, como as eleições de outubro próximo, 2018 tem sido um ano de alta para diversas áreas.
O varejo, por exemplo, registrou crescimento de 0,9% em janeiro, sobre mesmo período de 2017, e subiu mais 3% em maio, também na comparação ano/ano. Com isso, só em São Paulo o setor faturou R$ 55,6 bilhões no primeiro trimestre, R$ 3,9 bilhões a mais do que no ano anterior, segundo dados do IBGE e da Fecomércio.
No e-commerce, a tendência também é ascendente. De acordo com pesquisa da Ebit, a receita das vendas online no país aumentaram de R$ 44,4 bilhões para R$ 47,7 bilhões no último ano.
Dados que dão uma ideia de aquecimento do mercado, demonstrando oportunidades de crescimento para segmentos variados da economia. Para todos eles, vender mais é um dogma, e para atingir tal objetivo, especialistas ressaltam que é preciso investir em gestão e tecnologia.
Para Douglas Scheibler, por exemplo, alcançar competitividade e aumentar a fatia de mercado tem base na boa captação e uso de dados, e, para tanto, soluções de Business Intelligence (BI) podem auxiliar.
“O BI potencializa a utilização de informações internas e externas das companhias, retornando resultados que podem alavancar as vendas e aumentar a lucratividade”, explica o executivo, que é CEO da BIMachine, empresa e consultoria especializada em sistemas para inteligência de negócios.
Isto porque, segundo Scheibler, dados bem captados, classificados, analisados e utilizados podem ajudar os gestores a atuarem não apenas na solução, como na prevenção, de problemas. Além disso, melhoram o entendimento sobre o perfil do público-alvo, propiciando desenvolver estratégias, ofertas e promoções mais assertivas.
O especialista lista cinco benefícios que esta tecnologia pode agregar à estratégia de crescimento dos negócios.
Relatórios rápidos e precisos
Planilhas? Excel? Muitas horas de trabalho manual na inserção e computação de dados? Com o BI, ao centralizar todas as informações em tempo real e em um só lugar, é possível obter gráficos e análises qualificados, além de mitigar as chances de falhas nas informações e otimizando o tempo gasto com esse tipo de processo.
Assertividade
Decisões baseadas na intuição são um risco desnecessário. Com o BI, os dados do negócio são bem categorizados, e isso dá às equipes abordagens assertivas para contar o cliente, recuperar o relacionamento com antigos atendidos, fidelizar, encantar.
Maior retenção
Já é sabido: ganhar um novo cliente custa muito mais do que reter um existente. Com BI, as equipes comerciais terão munição para compreender o perfil de compra do público-alvo, acompanhando dados que revelam tendências de demanda e oportunidades de venda.
Melhoria do atendimento
Mais informação sobre o cliente = mais entendimento sobre ele. Desta equação, o que resulta são times mais preparados para responder a dúvidas, solucionar gaps, discutir oportunidades e apresentar vantagens aos clientes.
Com isso, o BI torna o atendimento mais personalizado, melhorando a jornada e a experiência de compra do consumidor.
Departamentos bem nutridos
Nem só para o comercial e marketing vive o BI: ao contrário, esta tecnologia pode dar suporte a todos os departamentos da empresa. Setores como os de operações, que poderá usar os dados para prever demandas de produto e cronogramas de produção, de administração, que melhorará a análise de investimentos, entra outros, são só alguns exemplos.
“O essencial é perceber que, com tecnologia de BI, os dados ficam disponíveis de forma qualificada para que cada área corporativa extraia deles os insights de que necessita para melhorar seus processos, atendimentos e entregas”, finaliza Scheibler.
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