top of page

Business Intelligence - Business Analytics - Artificial Intelligence - Machine Learning. Entenda

Business Intelligence + Business Analytics + Artificial Intelligence + Machine Learning 

inteligencia artificial

O mercado de Inteligência Artificial (do inglês AI) movimentará US$ 36,8 bilhões globalmente até 2025, segundo dados da Tractica. Já a tendência de Machine Learning chegará a US$ 39,98 bilhões no mesmo período – só em 2017 e só no segmento de smartphones, mais de 300 milhões de dispositivos entregaram capacidades de aprendizado genuíno de máquina, diz estudo da Deloitte.


Um universo gigantesco que vai sim, ampliar seus tentáculos por todas as áreas da tecnologia. Afinal, a atração de tantos investimentos se dá por razões muito boas: economia, redesenho de processos para ganho de produtividade, identificação de melhores maneiras de utilização de máquinas, insumos, recursos, espaços, sistemas e estratégias.

Com Business Intelligence e Business Analytics, não será diferente. Em uma análise para a Constellation Research, o consultor Doug Henschen declara que, se ao longo dos últimos 10 anos o autoatendimento foi a maior tendência em BI (Business Intelligence), isso a partir de 2018 começa a caminhar de mãos dadas com AI (Artificial Intelligence) e ML (Machine Learning).


Self-Service BI + Inteligência Artifiicial + Machine Learning. Como? A aprendizagem de máquinas e a Inteligência Artificial transformarão processos de descoberta, coleta, análise e previsão de dados e cenários. Quando se fala em máquinas inteligentes, capazes de aprender por si e consigo, e de entregar, a partir disso, orientações para melhoria dos negócios que recursos humanos muitas vezes não denotam, é inegável que se trata de uma nova fonte de informações.


Nova e muito rica. Aplicativos prescritivos alimentados por AI. O que hoje é tendência e ainda ocupa o campo das bases de dados não estruturadas em breve será parte do cotidiano de muitas organizações, o BI e BA precisarão se adequar a esta realidade.


Nada que assuste: o impacto tende a ser muito positivo. Para sistemas de BI e BA, dados e suas fontes são riqueza, quanto mais e melhores forem, mais próximo do estado da arte em análise e entrega de orientações de negócios úteis e decisórias estas soluções ficarão.


Em 2018, começa este movimento. E será notado desde a coleta até a triagem e combinação de dados, passando pela sugestão bem embasada de novos campos de conteúdo a serem explorados.


Novos dados – novas combinações – novas análises. Novas análises geram novos insights para os gestores, novos poderes para a tomada de decisão.


A combinação Self-Service BI + Inteligência Artifiicial + Machine Learning promete gerar tantas possibilidades quantas cada negócio esteja equipado para aproveitar. O ponto é exatamente este: observar o mercado, escolher soluções, equipamentos e fornecedores aptos a entregar o que houver de melhor em cada uma destas áreas a negócios específicos, e investir de maneira enxuta, focada – nada além, nada aquém do necessário para melhorar a visibilidade de presente e futuro da empresa e seus mercados.


As novas tendências tecnológicas se aliam a velhos conhecidos da TI para melhorar a vida de gestores e corporações inteiras. Temos um longo e muito produtivo caminho pela frente.


Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

106 visualizações0 comentário
bottom of page