Como um software de Business Intelligence pode melhorar meus resultados de negócio?

Atualizado: Jun 2

No mercado cada dia mais acirrado em que vivem todas as empresas, seja de que ramo ou porte forem, lembrar que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual (estatística do bom e velho consultor de marketing norte-americano Philip Kotler) pode ser um divisor de águas entre o sucesso ou a estagnação (porque a gente não quer nem mencionar a palavra “fracasso”) de um período de vendas.



Captar novos clientes exige investimento forte em atração, argumentação, persuasão, demonstração, comprovação… E tudo isso antes mesmo de chegar ao “sim”. Todos estes processos também são exigidos perante um cliente já atendido, porém é muito mais rápido e produtivo atuar sobre alguém que já confia em uma marca do que fazer gol em um campo totalmente novo e desconhecido.


ORGANIZAR, ANALISAR E LUCRAR

Pois bem, existe uma ferramenta que pode facilitar em muito a tarefa de melhorar as chances de novas vendas junto a clientes da base. O Business Intelligence (BI). Softwares deste tipo permitem utilizar dados captados de fontes diversas, como promoções, cadastros, bancos de dados, sistemas administrativos e financeiros, CRMs, planilhas, documentação de loja e várias outras, para gerar análises que enriquecem o conteúdo, transformando dados soltos em informação contextualizada e realmente útil.


Captar, organizar, analisar e distribuir corretamente os dados não é um processo simples – e sequer é um processo só. Mas uma boa ferramenta de BI pode fazer isso com maestria e entregar, no fim, informações que gerarão insights poderosos para orientar decisões comerciais e administrativas.


ENTENDER PARA QUEM SE VENDE = VENDER MAIS

Os dados de um cliente ou de uma categoria de clientes podem, se bem analisados, trazer insigths sobre suas preferências, comportamento, perfil de compra, pontos fracos e fortes, ticket mínimo e máximo de compra, hábitos de consumo, entre outros que possibilitam traçar estratégias certeiras para guiar ofertas, promoções, definição de novos produtos e serviços, formação de preço e um sem número de outras possibilidades.


TESOURO DENTRO DE CASA

O BI nada mais faz do que usar as informações que as empresas já têm – e continuam arrecadando a cada dia – para dar a elas poder de previsão, organização, planejamento e adequação da estratégia correta para cada grupo de clientes.

BEM POR DENTRO E POR FORA

Além disso, as análises de dados podem ser usadas também para compor estratégias de gestão das próprias companhias – afinal, quem não está bem internamente não terá muita chance de melhorar os ganhos externos. Neste sentido, um BI bem azeitado é peça-chave para prever cenários econômicos e administrativos, projetar tendências de vendas, acompanhar torneiras de despesas e lucros, antecipar potenciais problemas e pensar em soluções, detectar gargalos da empresa e dos clientes, analisar ROI e muito – muito mesmo – mais.


Informações em fontes dispersas são só palavras e números acumulados. Já dados analisados são inteligência para o negócio. É fundamental utilizar esta tecnologia para gerar resultados positivos e lucrativos.


Quer você também ser cliente BIMachine?! Contate-nos.


#resultados #software #bimachine #businessintelligence

39 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png