Como um software de Business Intelligence pode melhorar meus resultados de negócio?

Como um software de Business Intelligence pode melhorar meus resultados de negócio?

No mercado cada dia mais acirrado em que vivem todas as empresas, seja de que ramo ou porte forem, lembrar que conquistar um novo cliente custa de  5 a 7 vezes mais do que manter um atual (estatística do bom e velho consultor de marketing norte-americano Philip Kotler) pode ser um divisor de águas entre o sucesso ou a estagnação (porque a gente não quer nem mencionar a palavra “fracasso”) de um período de vendas.



Captar novos clientes exige investimento forte em atração, argumentação, persuasão, demonstração, comprovação… E tudo isso antes mesmo de chegar ao “sim”. Todos estes processos também são exigidos perante um cliente já atendido, porém é muito mais rápido e produtivo atuar sobre alguém que já confia em uma marca do que fazer gol em um campo totalmente novo e desconhecido.


ORGANIZAR, ANALISAR E LUCRAR

Pois bem, existe uma ferramenta que pode facilitar em muito a tarefa de melhorar as chances de novas vendas junto a clientes da base. O Business Intelligence (BI). Softwares deste tipo permitem utilizar dados captados de fontes diversas, como promoções, cadastros, bancos de dados, sistemas administrativos e financeiros, CRMs, planilhas, documentação de loja e várias outras, para gerar análises que enriquecem o conteúdo, transformando dados soltos em informação contextualizada e realmente útil.


Captar, organizar, analisar e distribuir corretamente os dados não é um processo simples – e sequer é um processo só. Mas uma boa ferramenta de BI pode fazer isso com maestria e entregar, no fim, informações que gerarão insights poderosos para orientar decisões comerciais e administrativas.


ENTENDER PARA QUEM SE VENDE = VENDER MAIS

Os dados de um cliente ou de uma categoria de clientes podem, se bem analisados, trazer insigths sobre suas preferências, comportamento, perfil de compra, pontos fracos e fortes, ticket mínimo e máximo de compra, hábitos de consumo, entre outros que possibilitam traçar estratégias certeiras para guiar ofertas, promoções, definição de novos produtos e serviços, formação de preço e um sem número de outras possibilidades.


TESOURO DENTRO DE CASA

O BI nada mais faz do que usar as informações que as empresas já têm – e continuam arrecadando a cada dia – para dar a elas poder de previsão, organização, planejamento e adequação da estratégia correta para cada grupo de clientes.

BEM POR DENTRO E POR FORA

Além disso, as análises de dados podem ser usadas também para compor estratégias de gestão das próprias companhias – afinal, quem não está bem internamente não terá muita chance de melhorar os ganhos externos. Neste sentido, um BI bem azeitado é peça-chave para prever cenários econômicos e administrativos, projetar tendências de vendas, acompanhar torneiras de despesas e lucros, antecipar potenciais problemas e pensar em soluções, detectar gargalos da empresa e dos clientes, analisar ROI e muito – muito mesmo – mais.


Informações em fontes dispersas são só palavras e números acumulados. Já dados analisados são inteligência para o negócio. É fundamental utilizar esta tecnologia para gerar resultados positivos e lucrativos.


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