Gestão de projetos: conheça os 7 erros mais comuns

Atualizado: 7 de Mai de 2018

Apesar da gestão de projetos ser uma área promissora e o fato de que as empresas estão começando a valorizar a implementação de TI, boa parte dos projetos criados não conseguem ser bem sucedidos.

As estatísticas apontam que aproximadamente 30% deles não conseguem atingir os objetivos propostos. É um número considerável.

Embora nenhum projeto seja blindado de falhas, você pode se prevenir para que elas não aconteçam e acabem impactando negativamente o seu trabalho. Confira os 7 erros mais comuns na gestão de projetos de TI e aprenda a evitá-los!

1. FALTA DE PLANEJAMENTO

Fazer um bom escopo ou um bom planejamento é fundamental para que o projeto seja bem sucedido. Profissionais que ignoram essa etapa ou que a fazem sem seriedade estão colocando seu trabalho em risco. É preciso que haja um planejamento escrito para que todos os envolvidos tenham a mesma visão sobre o que está acontecendo e o que precisa ser realizado. Além disso, caso esse planejamento não seja feito, o tempo perdido para acertar problemas de visão entre todos os membros pode acabar resultando em um atraso na conclusão do projeto.


2. PROBLEMAS COM GESTÃO DE TEMPO

No planejamento, é necessário estabelecer um cronograma rígido para cada atividade a ser realizada. Caso contrário, alguns profissionais podem acabar relevando prazos não cumpridos, gerando uma flexibilização que não deveria ocorrer e, assim, queimando o filme com o cliente. Para equipes que trabalham remotamente, o estabelecimento de prazos se torna essencial, já que é preciso considerar feriados em diferentes cidades do país. Outro ponto nesse quesito é gerenciar melhor o tempo e a qualidade de reuniões: foque no que precisa realmente ser resolvido naquele momento para não delongar e tornar improdutivo o encontro.


3. FALTA DE METODOLOGIA

É preciso estabelecer metodologias de trabalho. Dessa forma, todos agem dentro dos mesmos parâmetros, evitando correções demoradas, tempo perdido com realinhamento de visões, entre outros problemas.

4. PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO

Principalmente quando o projeto depende da integração de diversos setores, é preciso que haja uma comunicação plena e eficiente entre todos os departamentos envolvidos. Falhas na comunicação gera distorções graves no trabalho. Facilitem a comunicação utilizando grupos de comunicação, boletins, newsletters, grupos em redes sociais, reuniões periódicas, enfim, o que for preciso para zelar pela comunicação eficiente de todos os envolvidos.


5. FALTA DE LIDERANÇA EXPERIENTE

Pessoas que não possuem experiência como gestores acabam tendo um pouco menos de firmeza e segurança na hora de administrar o projeto, principalmente caso ocorra algum imprevisto. É preciso que esse líder:

  • Tenha boas habilidades sociais e de comunicação;

  • Saiba ter sangue frio e racionalidade na hora de gerenciar riscos;

  • E saiba integrar visões diferentes de setores diversos, como tecnologia e finanças.

6. NÃO GERENCIAR OS RISCOS DO PROJETO

Na hora do planejamento, a equipe deve definir todos os riscos que podem ocorrer durante a execução do projeto, porém, muitos cometem o erro de deixar de observar esses contextos ao longo do trabalho. Para que nenhum imprevisto ocorra inesperadamente e pegue todos os envolvidos de surpresa, previna cada situação através de uma gestão de riscos eficiente.


7. FALTA DE ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DO PROJETO

Fazer um planejamento em um contexto determinado e não acompanhar as mudanças que possam influenciar na execução do projeto pode acarretar sérios problemas. Por isso, é preciso constantemente checar:

  • Se algo mudou;

  • Como isso impacta o projeto;

  • Como a equipe terá que contornar esse novo contexto;

  • E se os objetivos mudam a partir dessa atualização ou não.

E você, tem alguma pergunta? Já viu ou passou por outros erros graves na gestão de projetos de TI? Conte para a gente nos comentários!


Que tal dar uma olhada no case de sucesso do Grupo BREMIL?!

#bimachine #businessintelligence #bi #gestaodeprojetos

25 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png