O que sua empresa faz? E, para fazê-lo, qual o principal insumo? Permita-me responder: informação de qualidade.
A informação de qualidade é a matéria-prima básica e fundamental para qualquer negócio atualmente. Na era do Big Data, na era em que a circulação diária de dados na Internet tende ao Petabyte, no âmbito em que compras e vendas são decididas com base na opinião de pares muito mais do que em conteúdo técnico, o que inclui trocas de informações em redes sociais e fóruns online (segundo pesquisa da F&Y), não há outra resposta plausível: seu insumo mais básico e seu bem mais precioso é a informação.
Se você quiser acertar na oferta, no atendimento e na entrega para atrair, conquistar e fidelizar seus públicos, qualifique suas bases de dados. Bem como as tecnologias e as pessoas que lidam com elas.
Informação qualificada é aquela que permite ler os pontos fortes e fracos do negócio, as características de seu público, os índices e referenciais de seu mercado, os critérios, quesitos e evoluções de seus produtos/serviços, entre outros pontos. Trocando em miúdos, é aquela que embasa, empodera e melhora a tomada de decisão.
E, em cima da informação boa, é preciso aplicar duas camadas envernizadoras para chegar ao ponto máximo da gestão qualificada: tecnologia e recursos humanos.
MELHOR CAMINHO PARA INICIAR
No primeiro pilar, o BI (Business Intelligence) entra como peça vital. Um bom software de Business Intelligence, ou Business Analytics, permitirá extrair da informação de qualidade o máximo de aplicação e utilização a favor do negócio. Será esta tecnologia que embasará análises e insights para nortear as decisões, ações, promoções, entregas, mudanças, guinadas e etcetera corporativos.
No segundo plano, mas não menos importante, vêm as pessoas – sim, pois são elas que operarão o software e as informações que o alimentam. E, em muitos casos, são elas que o alimentarão com dados, inclusive.
Por isso, tão fundamental quanto escolher uma boa solução de BI (Business Intelligence) / BA (Business Analytics) e ter informações bem colhidas, selecionadas, lapidadas e elencadas na base, é treinar usuários para lidar com a tecnologia utilizada. Não subestime o poder tanto do acerto quanto do erro humano nestas situações: é tão grandioso quanto o da própria informação.
Informação de qualidade + tecnologia de qualidade = negócio de qualidade. As pessoas permeiam toda a equação como denominador comum. E, se você souber dosar todos estes pontos, o sucesso também.
Informação de qualidade é sucesso garantido!
Comments