top of page

Liquidez: o que é, como calcular e como afeta na empresa

Atualizado: 30 de abr. de 2021


cifrão liquidez

Liquidez: O que é?

Em finanças, liquidar significa extinguir uma obrigação, sendo assim, liquidez é a disponibilidade em moeda corrente para efetuar pagamentos. Os índices de liquidez tem por objetivo medir se os bens e direitos da empresa são suficientes para liquidar as obrigações. Ou seja, liquidez é a facilidade que uma empresa tem de converter seus bens em dinheiro.



Como afeta na minha empresa?

Se a liquidez de uma empresa está baixa, significa que ela, independente de ter um patrimônio grande ou pequeno, encontra no momento dificuldades em prover-se de dinheiro.

A organização pode ter inúmeros bens como imóveis, caminhões, entre outros, porém, a conversão dessas coisas em dinheiro, não é instantânea. É preciso vendê-las. Por outro lado, se a liquidez estiver alta, a empresa tem capacidade de dispor de dinheiro, não havendo dificuldade alguma para consegui-lo.


Apesar disso, o excesso de liquidez também não é vantajoso. Quando se tem muito dinheiro em mãos, sem que haja necessidade, as chances de que você esteja pagando pelo custo de oportunidade (o que você deixa de ganhar, ao não aplicar seu dinheiro em algo) são altas.


Exemplo:

Vejamos a seguinte situação. Se você tem um caminhão no valor de 80 mil reais ou 80 mil reais em dinheiro dentro de uma maleta, pergunto-lhe: qual das duas situações é mais vantajosa?


No ponto de vista da liquidez, a mala é mais vantajosa, pois o dinheiro já está em suas mãos em sua forma plena.


Caso você tivesse como única opção, ter que vender o caminhão, esse capital poderia sofrer perdas. Quando busca-se o imediatismo em uma venda, a exigência cai. O caminhão vale 80 mil, mas talvez, você só ache compradores que paguem 70 ou 75 mil no momento e dependendo da necessidade será obrigado a vender.


calculando liquidez

Fórmula/ composição – Existem 4 variações utilizadas para se medir a liquidez:

· Liq. Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante

· Liq. Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

· Liq. Seca = Ativo Circulante – Estoque / Passivo Circulante

· Liq. Geral = Ativo Circulante + Ativo Não Circulante / Passivo Circulante + Passivo Não Circulante


Aplicação:

Indicadores considerados estatísticos, pois são afetados toda a vez que houver variações dos elementos patrimoniais.



Margens de referência:

Teoricamente consideramos que quanto maior o índice de liquidez, melhor, independente da variação analisada. Sendo o resultado maior que 1, demonstra folga para uma possível liquidação das obrigações, o mesmo se igualando a 1, significa que os direitos e obrigações se equivalem,

caso o índice for menor que 1, apresenta-se uma situação onde os direitos não são suficientes para quitar as obrigações.


Publicado por: Augusto Fleck

CTO | BIMachine


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


149 visualizações0 comentário
bottom of page