top of page

O que são KPIs?

Atualizado: 14 de mai. de 2020

KPI's ( Key Performance Indicator ) Indicadores de desempenho:


Indicadores de desempenho de performance, também chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator) estão focados em como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice, normalmente, representado por um número que retrata o andamento do processo como um todo ou em parte.

Indicadores de desempenho estratégico tem a função de verificar se a organização está alcançando os objetivos determinados pela alta direção, os chamados objetivos estratégicos. Uma ferramenta muito usada para auxiliar na determinação desses objetivos é o Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

indicadores de desempenho
  • Indicadores de Eficiência;

  • Indicadores de Eficácia;

  • Indicadores de Capacidade;

  • Indicadores de Produtividade;

  • Indicadores de Qualidade;

  • Indicadores de Lucratividade;

  • Indicadores de Rentabilidade;

  • Indicadores de Competitividade;

  • Indicadores de Efetividade;

  • Indicadores de Valor.

TIPOS DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROCESSOS

Eficácia é a relação entre os resultados obtidos e os resultados pretendidos: fazer da melhor maneira, isto é: atingir os resultados esperados

Eficiência é relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados: fazer da melhor maneira utilizando a menor quantidade possível de recursos

Podemos dizer que eficiência é ser eficaz usando o mínimo possível de recursos, tem foco no processo e nos recursos aplicados, visando, por exemplo, reduzir custos. Já a eficácia tem foco no produto, no resultado obtido, podendo trazer como benefício um lucro maior.

Indicadores de Capacidade: Relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra. Por exemplo: A indústria X tem capacidade de produzir 200 unidade de um produto por mês.

Indicadores de Produtividade: Relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso. Exemplo: Um operário consegue instalar 20 m² de piso em uma hora. Um outro, consegue instalar apenas 17 m² no mesmo período, portanto, é menos produtivo que o primeiro.

Indicadores de Qualidade: Relação entre as saídas totais, (tudo que foi produzido) e as saídas adequadas ao uso, isto é, sem defeitos ou inconformidades. Exemplo: 800 peças adequadas a cada 1.000 produzidas (80 % de conformidade).

Indicadores de Lucratividade: Relação percentual entre o lucro e as vendas totais. Exemplo: Numa empresa foram vendidos R$ 100.000,00 em mercadorias e apurado um lucro de R$ 10.000,00. Portanto a lucratividade é de 10%.

Indicadores de Rentabilidade: Relação percentual entre o lucro e o investimento feito na empresa. Exemplo: Na mesma empresa do exemplo anterior foram investidos R$ 400.000, com um lucro de R$ 20.000. A rentabilidade foi de 5%.

Indicadores de Competitividade: Relação grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

Indicadores de Efetividade: Medem os resultados dos objetivos propostos em um determinando período de tempo, após a produção dos resultados dos projetos

Indicadores de Valor: Relação entre o valor percebido ao se receber algum produto, por exemplo, e o valor efetivamente despendido para a obtenção do que se recebeu.




PORQUE UTILIZAR INDICADORES

  • Disponibilizam a informação que o gestor necessita sobre cada etapa do processo;

  • Proporcionam maior exatidão na tomada de decisão pelo gestor;

  • Tem por objetivo trazer mais eficiência e eficácia aos processos;

  • Trazem mais rapidez, melhor compreensão e transparência ao se divulgar resultados;

  • Indicadores de desempenho se tornam a medida da excelência da empresa;

  • Permitem a criação de um dashboard com todas as informações disponíveis de forma panorâmica.


DEFINIÇÕES GERAIS


Índices: o número que retrata o desempenho auferido num processo pelos seus indicadores de desempenho.

Metas: é o valor que deve ser retratado, em um pré-determinado período de tempo, pelos indicadores de desempenho dos processos.

Tolerância: Se a meta não for atingida, existe um limite de tolerância que mostrará o grau de gravidade do resultado. Valores fora dessa faixa de tolerância indicam que o desenrolar do processo é crítico e deve ser tomada alguma providência.


indicadores de desempenho

IMPORTÂNCIA DE MONITORAR OS INDICADORES DE DESEMPENHO


Indicadores de desempenho de performance são usados para o monitoramento das atividades da empresa. Isto é: rastrear e seguir o andamento do processo, coletando informações relevantes e disponibilizando-as de forma acessível para que os gestores estudem e tomem as decisões corretas, trazendo eficiência e eficácia aos processos e, consequentemente, resultados positivos para a empresa.

Portanto, indicadores de desempenho de processos são extremamente importantes para a gestão de um processo BPM (do inglês: Business Process Management) . Eles trazem à tona as informações necessárias para que se possa analisar os processos com o objetivo de melhorá-los continuamente para o atingimento dos objetivos corporativos estratégicos. 



Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

195 visualizações0 comentário
bottom of page