Foco no cliente é uma das máximas mais constantes em gestão empresarial. Está na missão, nos valores e na visão de muitas companhias. Mas… Será que está também na prática diária?
Quando se trata de BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics), a resposta é: tem que estar. Vender soluções desta área é mais do que entregar um software acessório, que poderá ser útil ao cliente. Estamos aqui falando de ferramentas para melhorar de fato as rotinas e, principalmente, os resultados do usuário, e, por isso, vender BI (Business Intelligence) é vender reais soluções para os problemas dos clientes.
Vender BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics) é entregar o que uma corporação precisa para entender seu mercado, seus públicos externo e interno, compreender as necessidades de seus targets e mirá-los com ofertas e ações certeiras, capazes de atraí-los e fidelizá-los.
Vender BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics) é fazer seu cliente vender mais, em suma.
Por isso, é preciso focar no problema do cliente: quais as reais necessidades dele?
FOQUE NO PROBLEMA DO CLIENTE
Primeiro passo: escute. O cliente tem muito a dizer sobre seu negócio, e neste relato caberá ao fornecedor entender o que é demanda latente, o que é possível melhorar e atender com BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics) e, então, desenhar a melhor solução a oferecer.
Por exemplo: para um cliente que tem dificuldade em aumentar as vendas de um determinado produto, será preciso pensar em recursos, análises, dashboards, gráficos, relatórios que o orientem sobre perspectivas de público compatíveis com aquele item, para que ele saiba onde focar a oferta, e também incompatíveis, visando a mostrar quem não vale a pena trabalhar neste nicho.
O mesmo vale, com as adaptações cabíveis, para problemas de vendas baixas em determinadas regiões ou períodos, por exemplo.
E se o que o cliente precisa for melhorar as estratégias de venda, planos de marketing, geração de promoções, a precificação, programas de fidelidade, concepção de produtos, definição de ações por nicho, por local, por período do ano, por horário? Entre tantas outras situações, estas são algumas em que o BI (Business Intelligence) e o BA (Business Analytics) podem auxiliar muito, preenchendo com análises completas, presentes ou preditivas, e entregando insights preciosos para dar solução a problemas que podem ser a pedra no sapato da empresa usuária.
BUSINESS INTELLIGENCE E BUSINESS ANALYTICS PARA A SOLUÇÃO
E se o cliente não entende bem sua concorrência? E se o problema é a falta de conhecimento sobre seu público? Ou sobre seus prospects? Seus colaboradores, seus parceiros, seus distribuidores, suas equipes de campo?
Tudo isso é solucionável com BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics). Mas é preciso voltar ao início e lembrar: ouvir o cliente, entender seu problema, é fundamental para vender uma solução verdadeira, e não só mais um software da moda.
Mais do que aderir a uma tendência, o cliente precisa de um software para chamar de seu aliado. Mais do que um fornecedor, é preciso ser um parceiro. Ouvir e entender = regras de ouro para vender certo.
Espero que este artigo tenha respondido a sua dúvida ou resolvido seu problema.
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