top of page

Terra: Especialista alerta: como ser um competidor, e não uma vítima, da Economia Analítica

Economia Analítica não é um termo, é um cenário de mercado que está permeando todas as áreas de negócio. Desta forma, atinge empresas de todos os segmentos, e muitas delas ainda nem se deram conta desta abrangência.

economia analitica

A afirmação é do especialista em Business Analytics, Douglas Scheibler.

“A Economia Analítica é uma consequência da evolução das tecnologias disruptivas, como IoT, Big Data, machine learning, soluções cognitivas, integradas e transformadas em objetos de negócio por meio das ferramentas de  Business Analytics”, explica ele.

Conforme estudo da SAS, Analytics é sinônimo de transformação real da economia, já que configura a ponte entre dados e detecção de oportunidades de venda em tempo hábil – muitas vezes, tempo real.


Outra pesquisa, da IDG, mostra que as correlações entre informações de variadas fontes propiciadas por Analytics possibilita crescimento exponencial das organizações, mas também representa um grande desafio: arquitetar, de maneira funcional e prática para colaboradores de todas as áreas estratégicas, estas fontes diversificadas. E, desta forma, construir uma cultura verdadeiramente orientada a e por dados.

economia analitica


“”Estes estudos permitem entender que toda empresa que quiser oferecer uma experiência de excelência a seus clientes, terá de começar dentro de casa, com uma estratégia de dados unificada, que contemple clareza nas fontes de informação, integração destas fontes e facilidade de extração, controle, análise e distribuição dos conteúdos””, continua Scheibler, que é CEO da BIMachine e da SOL7 – Tecnologia de Decisão.

Para o especialista, é nesta integração estratégia que deve ser aplicada a camada de tecnologia Analítica. Isto porque processos manuais de mineração, coleta, inserção e distribuição de informações podem levar muito tempo, esgotando os recursos disponíveis para análise, que é o que realmente extrai dos dados potencial de inteligência competitiva.


“Um software de Analytics deve ser voltado a automatizar estas tarefas para que a empresa aproveite melhor os recursos humanos em tarefas estratégicas, como utilização dos resultados apresentados pelo software para pensar ações que levarão ao incremento do negócio. Isso é parte essencial de um plano de gestão eficaz”, comenta o CEO.

Para o executivo, para ser considerada eficiente, uma ferramenta de Business Analytics deve ser capaz de garantir à empresa usuária flexibilidade na coleta e análise de dados, com opções fáceis de atuação e colaboração, interface intuitiva e amigável, mas também facilmente susceptível a customizações e melhorias quando necessário. Além disso, é importante o alicerce de um fornecedor de serviços de implantação, suporte e treinamento qualificado, especializado nas tecnologias envolvidas e, principalmente, presente.


“O fornecedor tem de ser um parceiro, auxiliar não apenas com a solução tecnológica, mas com sua adequação aos objetivos do negócio”, destaca Scheibler. “Quem tem uma empresa já está na Economia Analítica. Não há mais opção em fazer ou não parte disso. A única escolha agora é entre ser um integrante ou uma vítima da competição ainda mais acirrada que tal cenário desenhará”, conclui o especialista.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


16 visualizações0 comentário
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

Política de Privacidade

© 2022 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
Selo_Cubo_Startup_positivo_degrade_RGB.p
Logo Analytics.webp
martechs_512_2x.png
bottom of page