top of page

Volumetria em BI (Business Intelligence) qual o melhor cenário? O ilimitado!

volumetria

Quando se fala na adoção de um sistema de gestão ou de BI (Business Intelligence), muitos fatores estão em jogo: infraestrutura, ambiente legado, usuários (fator humano), tipo de tecnologia, intercomunicação com outros sistemas e dados… E neste último quesito, soma-se ainda outro peso: o da volumetria de informações.


Não é possível pensar em um sistema que trabalhe com dados sem levar em conta sua capacidade. Afinal, com quantos dados ele poderá trabalhar em condições excelentes? Há o risco de sobrecarga ou parada?


Por isso, o requisito volumetria é essencial. Sem leva-lo em conta, o risco de passar por grandes problemas com o sistema no futuro torna-se alto.


Assim, ao se pensar em um sistema de BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics), que têm nos dados sua matéria prima fundamental, a volumetria é ponto-chave.


E, ao contrário do que muitos pensam, não é saudável legar a preocupação com a volumetria somente para projetos de Banco de Dados ou de hardware para armazenamento de sistemas e informações. Acredite: o banco e a infra podem até aguentar, mas se o seu BI e BA não estiverem preparados, seu conteúdo pode ser demais para a capacidade deles, e as análises irão falhar.

IMPORTANTE

Antes de adotar um sistema desta linha, então, pergunte-se: quais são as minhas bases de dados? (Pois um BI não trabalha só com o banco, mas também outros materiais e sistemas integrados). Qual meu volume de documentos envolvidos com o BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics)? Quantos pontos do meu negócio serão atendidos pelo BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics), e quantas plataformas de origem de dados possui cada um e o todo? 


Pode parecer bem complicado, mas a boa notícia é que há sistemas de BI e BA que não oferecem risco se a resposta para as perguntas acima for um unânime “MUITO”. Sistemas como o BIMachine, que trabalham com qualquer índice de volumetria, não importa o quão elevado, sem perder capacidade, nem gerar paradas no fornecimento de análises, gráficos, relatórios e outros recursos.


Análise de dados, geração de insights, poder de decisão: muito benefício, sem prejuízo de engasgos por volumetria elevada. Pense nisso em sua próxima escolha.  


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


409 visualizações0 comentário
bottom of page