top of page

5 razões para começar sua implementação de BI hoje

Atualizado: 30 de abr. de 2021


imagem com título 5 razões para começar sua implementação de bi hoje

Se sua empresa ainda não possui uma estratégia de business intelligence para impulsionar os negócios, chegou a hora de começar. Umas das tecnologias mais priorizadas por grandes corporações, a análise inteligente com soluções de TI já está em cerca de 80% das principais companhias globais, segundo pesquisa da Dresner Advisory Services.


Sem o apoio do BI e suas capacidades de analisar dados e fornecer insights, organizações perdem oportunidades de crescimento estratégico, são menos proativas e, principalmente, correm o risco de ficar atrás da concorrência em termos de competitividade.


Mesmo assim, adotar soluções de BI exigem atenção dos gestores de TI. Em meio às diversas opções no mercado e a pressão por inovação nos negócios, planejamento e conhecimento são essenciais para garantir uma implementação de sucesso, que impacte positivamente a organização.


Para isso, é importante observar alguns passos fundamentais:


1. Ter uma mente aberta

Para que uma implementação de BI tenha os melhores resultados, CIOs precisam entender como elas podem mudar drasticamente os processos internos de uma empresa - e isso envolve uma mudança de cultura, o que não é fácil. Gestores que iniciarem esta mudança com a mentalidade adequada terão menores dificuldades, tanto em áreas técnicas como gestão dos dados até questões como gerenciamento de mudança, por exemplo.


2. Definir objetivos e pontos focais

Para que as soluções de BI funcionem da melhor forma, os objetivos da organização precisam estar ajustados, estabelecendo necessidades e indicadores de performance (KPIs) a serem atendidos. Além disso, é recomendado que um executivo mais ligado ao negócio-chave da organização seja estabelecido como um ponto focal da implementação. Executivos como o diretor de marketing (CMO) ou financeiro (CFO) tem um conhecimento mais abrangente do negócio e podem traduzir as demandas da organização para as soluções de BI.

indicadores

3. Avaliar a situação da empresa

Para saber como implementar o melhor projeto de BI, primeiramente as companhias devem ter um mapeamento claro de sua estrutura de sistemas atual. Sabendo o que funciona e o que não agrega valor à operação, pode-se estabelecer as áreas que mais podem se beneficiar das tecnologias de BI, ajudando em um roadmap de implementação mais assertivo. Além disso, avaliar a estrutura das bases de dados é essencial, limpando os dados e fazendo os investimentos necessários em infraestrutura.


4. Identificar KPIs

Os indicadores-chave de performance (KPIs) são parte indispensável de toda estratégia envolvendo BI. Os KPIs dão indicativos para possíveis mudanças estratégicas caso algum objetivo não esteja sendo cumprido. Entretanto, é preciso ter cuidado para estabelecer os KPIs certos, que realmente fomentem o crescimento do negócio e não dificultem ainda mais a gestão.


5. Escolher a melhor solução e parceiro para o negócio

Realizados os primeiros passos, gestores de TI e de negócio já estarão melhor municiados para o passo da implementação. Conhecendo aprofundadamente os processos da empresa, assim como seus objetivos e necessidades, achar a solução mais adequada se torna mais fácil. Para facilitar ainda mais esta fase, conversar com parceiros especializados também é um diferencial. Baseados nas informações fornecidas pelas empresas, eles podem sugerir as soluções mais ajustadas. Experimentar soluções em ambientes de teste também são uma boa alternativa antes de partir para a implementação de fato.


Vale lembrar que um roadmap de implementação de BI não possui uma data de término. Uma das funções da tecnologia é tornar as empresas mais adaptáveis às mudanças e constantes inovações do mercado. Além disso, soluções de BI não são apenas tecnológicas. Elas impactam empresas como um todo, e quem implementá-la com esta visão está mais perto do sucesso.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


99 visualizações0 comentário
bottom of page