A inteligência de negócios (BI) e a artificial (IA) são duas tecnologias que uniram forças recentemente, em uma dupla imbatível para os negócios. As previsões estão se confirmando e ainda se sabe que, o melhor ainda está por vir. BI e IA já estão capacitando empresas e líderes a tomar as decisões certas, baseadas em dados, premissas necessárias para competir no atual cenário.
A IDC prevê que os lucros gerados pela inteligência artificial e por sistemas de aprendizado de máquina totalizarão US$46 bilhões, até 2020. Além disso, o Gartner aponta que em 2020, a inteligência artificial se tornará uma grande fonte de trabalhos, criando 2.3 milhões de empregos.
Em alguns anos, a IA e o BI juntos prometem quebrar as limitações das ferramentas anteriores, transferindo aos negócios no lugar da entrega de relatórios padronizados, insights de negócios que podem ser ativados. Hoje, não é possível estruturar uma inteligência de negócios baseada em dados, sem iniciativas abrangentes de integração de dados e qualidade da análise de dados.
A indústria de BI está passando por uma nova onda de ruptura centrada no IA e aprendizado de máquina. Em um estudo recente, o Gartner define estas ferramentas utilizadas em conjunto, em “uma abordagem que automatiza insights usando a aprendizagem de máquina e a geração da chamada, linguagem natural”.
As empresas demonstraram recursos de análise aumentada influenciados pela inteligência artificial, como processamento de linguagem natural (PNL), insights e narrativas automatizadas.
A NLP permite que os usuários de BI e as ferramentas de análise criem relatórios acessáveis ao digitar ou dizer “receita por trimestre, por categoria de produto” e não ficar fazendo buscas complexas e que deixam o processo decisório complicado. O reconhecimento de linguagem natural permite que essas instruções sejam declarativas ou mais interrogativas, como “Quais forma as vendas, no ano passado, separadas por trimestre e por categoria de produto?”.
Os insights recomendados vão além da pergunta predeterminada do usuário, como a consulta de vendas acima, para fornecer visualizações de dados adicionais, todas vinculadas à primeira percepção solicitada.
A inteligência dentro da ferramenta encontra informações significativas relacionadas estatisticamente, produzindo insights relevantes sem exigir que o usuário faça a pergunta de forma direta. As narrativas automatizadas usam a geração de linguagem natural para adicionar comentários descritivos e preditivos às respostas baseadas em dados.
Diversas empresas estão utilizando consultas baseadas em pesquisa com palavras-chave para criar automaticamente gráficos que correspondem às palavras que o usuário digitou ou falou e com isso, produz a narrativa correspondente.
A grande questão resolvida é que os analistas de dados têm paciência para criar relatórios, já os usuários de negócios e executivos não tem tempo e a mesma agilidade que os profissionais especialistas.
Falando em seus smartphones, os gestores anseiam por respostas para perguntas como, quantas unidades devo encomendar, quantos vendedores é preciso contratar, ou ainda, o que posso esperar das receitas para este semestre, por estado?
Essas perguntas são indicativas de como a IA pode promover mudanças no mundo do BI e da análise nos negócios. As duas ferramentas combinadas, tornam os negócios verdadeiramente mais inteligentes BI.
As soluções de BI e análise podem fornecer insights, que vão além da simples análise de dados. Essas ferramentas e técnicas podem automatizar tarefas, criar estratégias e usar o ML para orientar as empresas.
No lugar, de dar ferramentas aos analistas para a criação de relatórios, as plataformas de análise de smart BI potencializadas pela IA proporcionam aos usuários e executivos a capacidade de fazer perguntas em linguagem cotidiana de negócios e receber recomendações palpáveis.
Até mesmo as mais modernas ferramentas de BI que tornam os dados mais acessíveis ainda, exigem experiência significativa no assunto para encontrá-las, fazer a pergunta certa e interpretar os resultados corretamente, para alcançar resultados comerciais tangíveis.
A IA pode desempenhar um papel importante na identificação dos dados corretos e de insights relevantes para os gestores e usuários do negócio. Essa abordagem reduz a barreira da utilização do BI, permitindo que a ferramenta alcance analistas com conhecimento de dados anteriores, para oferecer suporte ao público de negócios, de maneira mais ampla.
O aprendizado de máquinas está rapidamente se tornando uma ferramenta valiosa para os negócios, em todo o mundo. Essa inteligência pode ajudar organizações a serem mais eficientes. Desta forma, o aprendizado otimiza o trabalho, aumenta sua eficiência, precisão e contribuição para os resultados das empresas.
A 'análise inteligente' do BI potencializada pela IA, que conecta dados em rede e permite que os insights sejam rapidamente obtidos por todos os usuários, é a próxima onda de disrupção no setor de Business Intelligence.
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Comments