BI, BA e o modelo Self Service: receitas para atravessar o cenário conturbado

BI, BA e o modelo Self Service: receitas para atravessar o cenário conturbado

Atualizado: Jun 4

O mercado de BI deverá vivenciar expansão média anual de 12% no mercado mundial, em termos de adoção de ferramentas pelas empresas, segundo estudo da Research & Market. Já uma pesquisa da IDC aponta que o mercado de Business Intelligence e Business Analytics deverá movimentar em torno de US$ 203 bilhões até o final deste ano – embora este valor ainda possa ser revisto, dado o momento de crise gerado pela pandemia do Coronavírus. 



Apesar do período conturbado vivido atualmente, o certo é que o mercado de dados e análise de informações não voltará atrás. Muito antes, pelo contrário: para quem quiser safar-se da crise, investir em inteligência de negócios é ainda mais importante em momentos como este.



Assim, o movimento de ascensão das tecnologias ligadas a dados e à cultura data driven deve seguir. Ferramentas poderosas para a criação de ambientes de análise que norteiam as decisões de negócio, as tecnologias de BI e BA são fundamentais para munir de informações e recursos gestores das mais diversas áreas de uma empresa – do comercial ao financeiro, do atendimento ao controle de materiais, do Faturamento a gestão de cobranças, entre outras. 



Isto porque softwares desta área permitem entregar, a partir de dados analisados desde a origem, tabelas e gráficos capazes de nortear a tomada de decisões, beneficiando tanto gestores no momento de designar tarefas e estabelecer processos quanto equipes no ato de verificar informações, cumprir metas, prazos e KPIs, analisar históricos e dados correntes, e realizar trabalhos acerca de dados de forma colaborativa, interativa e integrada.



Data Mining e visibilidade 



Fundamental lembrar que tais funções são atribuídas não a todas as tecnologias de BI e Analytics, mas somente àquelas alinhadas à tendência prevista pelo Gartner de “Advanced Analytics”, ou seja, que trazem a inteligência de negócios para a camada da mineração de dados (data mining) e Big Data, turbinando os métodos tradicionais de BI para possibilitar a visão de insights futuros.  



Em outras palavras, trata-se de uma tecnologia capaz de faciltiar a detecção de gargalos, o apontamento de prováveis falhas em processos a tempo de corrigi-las sem danos à operação, melhorar a visibilidade do negócio para projeção de cenários de potenciais fechamentos de clientes e recomendações de cross-sell, entre várias outras possibilidades.



Gestão com profundidade analítica 



Técnicas e ferramentas sofisticadas, que atuam sobre os dados da empresa para gerar insights aprofundados na operação e na estratégia, fazendo previsões, gerando recomendações e possibilitando a gestão com o poder da previsão: esta é a entrega do BI Advanced e do Advanced Analytics, cujo crescimento vertiginoso é agora objeto de pesquisa do Gartner



Soluções avançadas de BI podem ajudar as empresas a descobrir insights e padrões em dados históricos que seriam impossíveis ao BI tradicional. Com isso, facilitam a previsão de características do próprio negócio, do mercado, da concorrência e do perfil/comportamento do cliente, permitindo melhorar as estratégias de Marketing, Vendas e demais.



E dentro do universo do BI avançado, o self service BI surge como um conceito ainda mais moderno, permitindo às empresas adequarem o que há de melhor em tecnologia de inteligência de dados à exata demanda de cada momento de seu negócio. 



Este modelo de BI garante o poder de ter informações, realizar consultas e análises e gerar reports personalizados a qualquer tempo, a partir de qualquer lugar, agregando inteligência à gestão de todos os setores da empresa em formato de autoatendimento, ou seja: o usuário ganha autonomia e agilidade, sem perder de vista a segurança e a governança garantidas pir políticas de controle de qualidade de dados, controle de acesso, recursos de privacidade, monitoramento e capacidade de gestão de todos estes itens.



O mercado de BI vai crescer mais e mais nos próximos anos, isso é fato. Conforme o Gartner, novos fornecedores inovadores e estabelecidos vão direcionar a próxima onda de disrupção deste segmento, e soluções surgirão com ainda mais recursos de detecção e enriquecimento de dados, aprendizado de máquinas e a automação do fluxo de trabalho



As organizações precisam estar preparadas para este cenário de inteligência crescente. Equipar-se com soluções capazes de acompanhar estas tendências, mantendo as empresas em linha com o que há de mais avançado em BI e Analytics é crucial para manter-se competitivo. 



Cada vez mais, o BI será um aliado forte da automação dos negócios, poupando tempo e ganhando força, integração e poder de decisão e execução para as corporações dos mais diversos portes e setores.    


Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png