top of page

BI (Business Intelligence) é para o setor Financeiro, sim!

setor financeiro

O papo de hoje é com você, gestor do setor financeiro. Alguma vez já ocorreu que você precisa conhecer e trabalhar com os dados de todas as áreas da empresa?


Caso não, tenho uma notícia que vai tanto melhorar seu trabalho, quanto aumenta-lo: no atual cenário de negócios, não há mais espaço para um gestor financeiro restrito a finanças. É isso mesmo, com o perdão da redundância. Se você quiser gerir, de fato, a área financeira de forma a contribuir para o crescimento e a melhoria do posicionamento de mercado da empresa, terá de ampliar seu conhecimento sobre todos os departamentos, segmentos de atuação e públicos.


HEIN?

Por quê?

Explico: às técnicas tradicionais do setor financeiro são importantes e vão continuar guiando a essência do seu trabalho, que são os cálculos, projeções e definições para investimentos, gastos, cortes, direcionamentos, redirecionamentos e afins.


Entretanto, o administrador financeiro atual tem de, obrigatoriamente, possuir uma visão do todo da organização, pois só assim será capaz de perceber e contribuir para conquistar oportunidades, tanto internas quanto externas.


DADOS, DADOS, DADOS

E o que nutre e faz crescer este trabalho todo, são os dados. Melhor dizendo, a informação. Como afirmam Assaff e Lima, duas sumidades nacionais da área de Marketing e Finanças, o gestor do setor financeiro deve apresentar capacidade de bem interpretar as informações relativas ao negócio e, a partir disso, inferir cálculos, comportamentos e ações futuras.


MÃO NA RODA

Não precisa temer: tem muito recurso disponível no mercado para te ajudar nesta(s) tarefa(s). A tecnologia é um dos melhores. Sistemas de BI (Business Intelligence) e Business Analytics (BA), como o nosso, o BIMachine, permitem coletar dados de todas as áreas do negócio, de fontes internas e externas, organizá-los e refiná-los para transformá-los em informação útil, e entregá-los em gráficos, relatórios, enfim, dashboards que realmente facilitarão sua visão sobre cada um e sobre todos os setores da operação e da estratégia da empresa. Viu só como o Business Intelligence pode ajudar?

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que é necessário adquirir para produzir mais? Onde é preciso investir para melhorar a operação desta ou daquela área? Que processos vêm sendo mais onerosos do que produtivos? Que frentes vendem mais, trazem mais ou menos lucro? Onde moram os maiores riscos do negócio? Quais os gaps que precisam de solução imediata? O que está sobrando ou sendo subutilizado e é possível otimizar ou cortar? Em que atividades ou segmentos dá para economizar e onde é preciso, ao contrário, ampliar os investimentos?

Todas estas e muitas outras análises, o BI (Business Intelligence) e Business Analytics (BA) te ajudarão a fazer. Sem dúvida, isso melhorará sua capacidade de gerir as finanças de forma estratégica.


PARA ALÉM DO ÓBVIO

Vá além do Excel, da HP e das fórmulas numéricas. Dados, informações e conhecimento são para todos os gestores que busquem ampliar seu poder de tomada de decisão com assertividade. E você está, certamente, incluso neste grupo.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


162 visualizações0 comentário
bottom of page