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BI: uma grande ferramenta para satisfazer seus clientes

Atualizado: 4 de ago. de 2021

No dia 15 de setembro se comemora o Dia do Cliente, data em que muitos negócios lembram de mandar e-mails ou fazer alguma promoção bacana para agradar e manter e fidelização de sua clientela. Entretanto, cuidar da satisfação do consumidor é um trabalho constante de relacionamento e informação.

Por isso, dados e analytics podem levar a satisfação do cliente para um novo nível. Com o grau adequado de inteligência de negócios, com insights e informações em tempo real, toda e qualquer interação com o consumidor pode ser mais personalizada e relevante, aumentando a confiança e fidelidade com o seu negócio.


Confira abaixo algumas dicas de como o uso do BI pode incrementar o seu negócio, quando se trata de relacionamento e satisfação do cliente.


Serviço personalizado

Hoje em dia, empresas podem se comunicar diretamente com o público - e vice-versa, criando uma nova realidade de conversa entre empresas e clientes. Vivemos em uma era em personalização é um dos principais pontos de sedução junto ao consumidor.


Garantir que a jornada de compra seja a mais agradável possível é uma prioridade, e mostrar que o cliente é único faz uma grande diferença. Por exemplo, quando um cliente abre um chamado de atendimento, ele já espera ser reconhecido e ter sua necessidade atendida com o máximo de agilidade. Com o BI, sistemas de atendimento podem buscar rapidamente as informações do cliente, fornecendo soluções antes mesmo dele explicar qual é a sua demanda.


Este é um caso em que um dashboard customizado com informações importantes do cliente funciona a favor da empresa, dando as ferramentas para responder prontamente e criar uma experiência positiva.


Segmentação dos clientes

Como falamos no ponto anterior, comunicar com o cliente como se ele fosse único é muito importante. Para ajudar nisso, ferramentas de BI podem identificar padrões de comportamento e compra dentro de segmentos. Com o analytics, cada perfil pode ser entendido à sua maneira e com métricas próprias: número de vendas, tipo de produtos consumidos e regularidade de compra. Com isso, é possível analisar possibilidades e marketing, up-sell e cross-sell.


Baseado nos dados levantados, cada empresa pode ser mais assertiva ao lidar com específico segmento, se relacionando com seu público de uma forma agradável, resultando em possíveis vendas e mais satisfação do cliente com a marca.


Cuidar de toda a jornada do cliente

Um dos maiores trunfos do BI é a sua capacidade de reunir dados de diversas fontes em tempo real, entregando análises e insights de forma inédita. Para a experiência do cliente, ela permite cobrir toda a jornada dele com rapidez, da escolha do produto até o pós-compra.


O BI permite às organizações se manterem sempre informadas e atualizadas com o momento de seu cliente, atendendo da melhor maneira possível e contribuindo para a fidelização do seu público. Em um mercado competitivo com o atual, isso pode fazer toda a diferença.


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