top of page

BIMachine inova em conectores, mobile e criação de análises

Atualizado: 3 de mai. de 2021

O BIMachine, maior plataforma de Business Analytics da América Latina, acaba de ganhar novas funcionalidades. Conforme o CTO da empresa, Augusto Fleck, as novidades incluem incrementos na área de conectores, novo layout para a versão mobile e o inovador Big Table BETA.

Os novos conectores, que estão disponíveis a partir da versão 2.42 do BIMachine, são voltados à simplificação da integração entre a ferramenta e diferentes plataformas de dados e sistemas do mercado.


“As empresas pedem cada vez mais conectividade. Inovamos nossa solução para que a conexão a quaisquer tipos de dados ocorra de forma mais ágil e simples”, afirma Fleck.

Segundo o CTO, o desenvolvimento destes recursos vem em andamento desde 2020, e, ao longo deste tempo, clientes já testaram estas novidades, comprovando sua eficiência na integração junto a soluções das mais diversas.


plataforma bimachine

“Trabalhamos e liberamos mais de 30 conectores para integração”, reforça o executivo.

Dentre os novos plugins, há alguns abertos, que são baseados em fontes de dados externas para Big Data. Ou seja, os clientes podem consultar e cruzar, junto a seus elementos internos, as informações de câmbio, expectativa econômica e de mercado, IBGE, inflação, entre outras.

“Mapeamos todos os dados dos últimos censos, por exemplo. Dessa forma, o usuário pode rapidamente escolher o tipo de integração, se deseja dados regionais ou globais, se quer tirar ou não alguma informação como população estimada, salario médio mensal, escolaridade, matrículas de ensino médio e fundamental, etc. Sendo assim, pode selecionar apenas o que interessa ao negócio no momento”, acrescenta Fleck.

Tais informações facilitam a criação de uma estrutura analítica que pode ser usada individualmente ou, ainda, cruzar com outras análises através da origem BIMachine.


“Na prática, significa pegar alguns dados do censo, como estado, cidade, população e salário médio e cruzar com a base de faturamento da empresa”, exemplifica o CTO.

“A partir daí o cliente cria suas análises, mapas ou outros processos estratégicos”, complementa.

Mas há também conectores que não são abertos, ou seja, precisam de autorização da chave do usuário para que a integração seja feita – mas, para agilizar o processo, já contam com uma estrutura de funcionamento pré-ativada.



Desta forma, o BIMachine torna possível integrar, por exemplo, com plataformas como Mercado Livre e Facebook.

“Em casos como estes, a requisição vai direto para nosso time interno que, por sua vez, entra em contato em até um dia útil solicitando os dados para fazer a integração. A partir daí, montamos a incorporação dos dados e disponibilizamos sem custo”, explica o executivo.
plataforma bimachine

E o Mobile? As novidades nesta área incluem uma interface mais amigável, além da possibilidade de fazer o compartilhamento de painéis via e-mail ou whatsapp. Outro novo recurso é a possibilidade de dar zoom tanto nos dados como nas análises, o que facilita para painéis com muitos indicadores.

Outra novidade é o Big Table BETA, uma funcionalidade disponibilizada na área de criação de análises, que será liberado ainda no primeiro semestre.

“A ideia é possibilitar um formato de tabela adaptada para trabalhar com um volume maior de dados”, conta Fleck. “Com essa funcionalidade bem estruturada será possível trabalhar com tabelas visualmente mais sofisticadas, com paginação e opções variadas de layout”, explica.

E as inovações vão além da ferramenta. Atenta a seu público, a BIMachine abriu um canal de votação para que seus clientes, parceiros e colaboradores possam sugerir funcionalidades que considerem interessantes para aperfeiçoar ainda mais o BI.

“Quem acessa este canal pode votar nos recursos que gostaria de ter em seu BIMachine. A cada final de ciclo da votação, o recurso mais votado entra em produção em um prazo de 60 dias”, conclui Fleck.

Matéria original publicada no portal Channel 360 em 26 de abril de 2021.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


92 visualizações0 comentário
bottom of page