top of page

BIMachine Moving coloca transformação do BI em discussão

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Evento promovido pela BIMachine em Porto Alegre reuniu empresas e profissionais para debater como a inteligência de negócios eliminou o “achismo” na decisão das empresas.


A BIMachine realizou em Porto Alegre na última semana o BIMachine Moving, evento itinerante para reunir clientes e prospects, assim como empresas e profissionais interessados no mercado de business intelligence (BI), para discutir tendências e rumos para estas tecnologias.


Esta foi a primeira edição do evento na capital gaúcha, seguindo uma bem-sucedida edição em Recife, seguindo uma agenda de expansão nacional que a BIMachine programou para 2019. O tema central do evento foi “O Fim da Era ‘Eu Acho’”, em que se debateu como as ferramentas de BI estão mudando uma prática tradicional das empresas, em que as decisões eram baseadas em conhecimento e intuição dos gestores, em vez dos dados.


“Os líderes vivenciam os problemas de suas empresas ao longo dos anos, e conhecem as dores de seu negócio, mas em muitas situações eles não conhecem de fato as causas destas dificuldades. Sem os insights entregues pelos dados, eles só conhecem as hipóteses de causa dos problemas”, opina Douglas Scheibler, CEO da BIMachine.

Segundo Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me e um dos painelistas no evento, as empresas vivem um momento em que os colaboradores precisarão se autogerir para garantir a agilidade do negócio, e isso só será possível caso as empresas se “armem” com as ferramentas tecnológicas que permitam isso.


“Hoje a competitividade é, de certa forma, ditada pela inovação e pela maneira em que os negócios utilizam os dados. Entretanto, para aproveitar esse potencial e garantir sua sobrevivência no futuro, as empresas precisam estar abertas a mudar um pouco a cada dia”, avalia Trevisan.

Segundo Augusto Fleck, CTO da BIMachine, a grande pergunta de muitas empresas é saber por onde começar o uso de tecnologias emergentes, como o BI e analytics com inteligência artificial, e isso está “travando” muitas delas.


“As tecnologias para entregar eficiência e valor para as operações já existem há tempos no mercado, mas o desafio delas vai além do investimento financeiro em soluções de TI. A transformação precisa começar pela cultura e pelos colaboradores, e deve começar já”, avalia o CTO.

Para Douglas Scheibler, o plano é ampliar a agenda do BIMachine Moving (a edição de Porto Alegre foi a terceira do ano) até o final de 2019, realizando eventos tanto no Rio Grande do Sul, quanto nos estados em que a BIMachine recentemente iniciou suas operações locais, como é o caso de São Paulo.


“As empresas sabem que precisam inovar, mas às vezes ficam confusas em função das tendências internacionais, que nem sempre estão em linha com o ritmo com que as coisas acontecem aqui no Brasil. Nossa intenção com esse evento é trazer conhecimento e novidades como BI, AI e machine learning para a realidade de cada localidade, discutindo inovação de forma coerente para todos”, explica o CEO da BIMachine.

Depoimentos que quem participou do BIMachine Moving Porto Alegre


- Carine Weschenfelder – Gestora administrativa da Bom Princípio Alimentos


“Nós estamos fazendo a implementação de nosso BI no momento, mas como estamos em um mercado que muda o tempo todo, participar de eventos como este nos ajuda a ficar atualizado. É uma iniciativa muito importante”.


- Leandro Silva Wagner – Gerente de controladora na Petiskeira


“Em nossa empresa, temos uma gestão bastante focada em dados, mas ainda temos um modelo tradicional para lidar com eles. Atualmente estamos em um processo de evolução, implementando nosso BI, e participar deste evento nos ajuda a ver como fazer essa transição com tranquilidade”.


- Fernando Prestes – Gerente financeiro Grupo Lins Ferrão (Lojas Pompéia/Gang)


“Já estamos desenvolvendo um projeto de inteligência de dados com a BIMachine, e vivemos no dia a dia o trabalho de uma mudança de cultura que isso traz para a empresa. Participar do Moving nos ajuda a ter outras perspectivas para este processo, ouvindo opiniões e trocando experiências”.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


119 visualizações0 comentário
bottom of page