top of page

Em evento, BIMachine reúne controllers e promove integração profissional

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Empresa gaúcha realizou o 1º Controller’s Meeting, evento para discutir inovações e caminhos para as empresas que têm controladoria ou que pensam em ter uma.


A BIMachine, empresa especializada em soluções de business intelligence e analytics, promoveu esta semana o 1º Controller’s Meeting, evento realizado no Tecnovates, em Lajeado, que reuniu empresários e profissionais da área de controladoria para discutir as inovações de caminho da profissão.


controllers meeting

O encontro contou com uma palestra especial de Agostinho Dalla Valle, diretor de consultoria da DallCon Consultoria e especialista na área de controladoria, que levantou questões ao apresentar o tema “O Papel da Controladoria nas Organizações”.


“O perfil do novo controller é o de um profissional que se antecipa às tendências e o futuro da empresa do que somente com o passado e o histórico dos dados. Diferentemente de controlar, por assim dizer, ele tem o papel de preparar a sua empresa para as constantes mudanças do mercado, usando o seu conhecimento de análise como principal ferramenta”, destaca Dalla Valle.

Para expandir esta discussão, o encontro também promoveu um painel para a troca de experiência entre profissionais e empresas sobre seus trabalhos e projetos em controladoria. No painel “Business Analytics na Controladoria”, a gerente de TI do Super IMEC, Magali Ludwig, e a controller da Bremil, Sandra Marques, deram detalhes sobre sua experiência de como as soluções de BI – no caso da da BIMachine – modificaram os processos internos de suas organizações.


“Para implementar inovação na controladoria, é preciso adaptar a realidade da empresa às novidades, e também conquistar os colaboradores. A controladoria tem a responsabilidade de explicar a importância dessa transformação para as divisões de negócio, para fazer acontecer”, explicou Sandra, ao falar do projeto realizado na Bremil.

A BIMachine, por sua vez, apresentou dados de como a inovação e os avanços em tecnologias analíticas (como machine learning, computação cognitiva e outras), hoje podem levar o papel do controller a um patamar inédito.


“Em sua essência, o papel do controller é reunir dados de toda a operação de uma empresa, observar e extrair informações de valor para a tomada de decisão entre os gestores da organização. Com ferramentas de business intelligence, os setores de controladoria agora possuem uma capacidade de analisar um volume de dados maior do que jamais se imaginou, e calcular inúmeros cenários para a tomada de decisão”, explica Augusto Fleck, CTO da BIMachine.

Para promover a integração e compartilhamento de experiências entre os profissionais de controladoria, ao final do evento foi criado um grupo de colaboração entre os convidados presentes. Para Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, esta iniciativa tem o intuito de discutir as mudanças e as inovações pelas quais as empresas passam e como os controllers podem se adaptar a um novo cenário econômico e de grande fluxo de dados.


“Com o Controllers’s Meeting, buscamos reunir clientes e prospects que ainda não tem um setor de controladoria, ao lado de outras que já possuem operações com maior maturidade do ponto de vista de análise ou já possuem controllers, para justamente terem esse encontro de ideias. Isso serve tanto para ajudar alguns a dar o primeiro passo para ter uma controladora, como também pode dar novos insights a quem já possui este setor, colocando a tecnologia como base desta transformação”, destaca Scheibler.

Confira as opiniões de quem participou do Controllers’s Meeting



“Estamos em processo de implementação de um setor de controladoria em nossa empresa, e neste estágio é essencial que a diretoria de uma organização avalie bem como fazer este processo. É algo que precisa ser feito com tranquilidade, para evitar frustrações e atender às necessidades das companhia, é por isso que a discussão proposta neste evento é tão importante”.

Janara Cerutti Ketterman – sócia e diretora administrativa da American Nutrients






“Já temos um setor de controladoria há cerca de 15 anos, que começou mais com foco em metas financeiras e resultados. Entretanto, hoje as possibilidades para um controller estão muito mais amplas, dado o volume da dados a que temos acesso e as possibilidades de melhoria que ele oferece. Contudo, para aproveitar esse potencial, precisamos de tecnologia. Neste encontro, foi muito interessante discutir estas questões com um ponto de vista de tendências e tecnologia, o que ajuda muito a definir estratégias futuras”.


Leonardo Lizzi – gerente de controladoria da Petenatti


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.



128 visualizações0 comentário
bottom of page