Business Intelligence e Analytics: estrelas do desfile de tendências tecnológicas

Business Intelligence e Analytics: estrelas do desfile de tendências tecnológicas


De startups a multinacionais, não tem erro: todas precisam de análise de dados. Todas, sem exceção, requerem inteligência aplicada a suas informações, sistemas que ajudem pessoas a colher, selecionar, analisar e aplicar da melhor forma os conteúdos mais apropriados a cada momento, a cada ação projetada, a cada público-alvo. Todas precisam se ajustar ás novas tendências tecnológicas.


É isso que faz o mercado de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) crescer mais e mais a cada ano.


Uma vez que empoderam usuários das mais diversas áreas de negócio, por conta de modelos cada vez mais acessíveis a profissionais não necessariamente técnicos, e melhoram substancialmente a assertividade e a velocidade das tomadas de decisão, tais tecnologias tornaram-se um hit dos negócios atuais. Se falássemos de passarela, Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) seriam as Top Trends de toda estação, para todos os estilistas.

OUTRAS TENDENCIAS TECNOLÓGICAS

Com tudo isso em mente, vamos analisar algumas outras tendências tecnológicas de 2018 em conjunto com Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA). Inteligência Artificial (AI), por exemplo. Segundo o Gartner, este mercado tende a crescer espantosamente este ano, guiado por aplicações de machine learning. O aprendizado automático das máquinas está ganhando força e se tornando mais veloz, e também mais valioso para os analistas: toda máquina e software que trabalham para o negócio trazem consigo informações de seus processos, e isso tende a gerar um Big Data ainda maior para setores ligados ao direcionamento de produtos e estratégias, ao tratamento com o cliente e, é claro, às vendas.


Aplicações diretamente ligadas ao fluxo de dados, outra tendência apontada pelo Gartner para este ano, não requerem sequer explicação: falou em dado, falou em Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA). Não é possível manter estas duas trends separadas – a menos, é claro, que sua intenção seja perder competitividade.


Ainda conforme o Gartner, até 2020, 50% das consultas analíticas serão geradas por meio de Processamento de Linguagem Natural (PNL). Isso fará colaboradores mais capazes de fazer perguntas mais detalhadas sobre os dados que receberem. Melhorando também a qualidade das respostas. Ou seja, mais conteúdo relevante e abundante para os softwares de Business Intelligence (BI) analisarem e mais universos sobre os quais os sistemas de Business Analytics (BA) poderão se debruçar para esboçar projeções futuras.


Com tudo isso, as pesquisas globais falam em um cenário de Data Governance. Corretíssimo: dados para todos os lados, por todas as fontes, para todas as necessidades do negócio. Cada vez mais as empresas seguirão uma governança data driven, tomando decisões e ações em função das informações recebidas e analisadas. Espaço de sobra para o Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).

E A NUVEM?

Sempre ela! A grande tendência da década desponta mais uma vez com crescimento para os próximos anos. Para sermos exatos, US$ 260,2 bilhões globais em 2017 que aumentarão em 70% até 2021, conforme o Gartner. E se une à análise e inteligência de negócios para garantir mais potência e capacidade ao Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).

Ainda segundo a consultoria, uma estratégia multi-nuvem será realidade para 70% das empresas até 2019, e isso dará mais capacidade de processamento às empresas, o que permitirá o aumento no volume de informações. Mais dados, mais análise.


Isso sem falar na IoT: dispositivos de todos os gêneros criando e coletando informações ininterruptamente. O Big Data não para de se tornar Bigger. Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) precisam acompanhar – e acompanham – todas estas tendências. Definitivamente, são as estrelas deste desfile ao longo dos próximos anos.


Quer ficar mais por dentro ainda das tendências tencológicas, faça uma demonstração!


#tendenciastecnologicas #BI #BA #bimachine #businessintelligence #analytics

15 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png