Case de Sucesso: Miolo Wine Group eleva produtividade em 60% com BIMachine

Case de Sucesso: Miolo Wine Group eleva produtividade em 60% com BIMachine



Miolo, a maior exportadora brasileira e líder do mercado nacional de vinhos finos, mudou de sistema para melhorar o processo de extração e análise de dados, evitando erros, retrabalho e desperdício de horas em funções que podem ser automatizadas.


O objetivo é melhorar a extração e análise de dados, bem como automatizar todo o processo, evitando o desperdício de horas de trabalho em tarefas que podem ser feitas com mais assertividade pelo software.


Automatizando os processos de gestão


O coordenador de TI Corporativa do Grupo Miolo, Daniel Westerlund, conta que com o BI anteriormente utilizado os usuários precisavam transcrever os dados manualmente do sistema para planilhas, o que gastava tempo e abria possibilidade para erros humanos.

“O BIMachine automatiza este processo, extraindo o conteúdo do próprio Banco de Dados, o que dispensa a tarefa de transcrição manual, resultando em uma economia média de 3 horas por dia, aproximadamente”, destaca Westerlund.

O BIMachine extrai as informações diretamente do software de banco de dados da vinícola. Além disso, o sistema é capaz de detectar falhas no processo de extração e geração dos dados, contando com alertas que avisam aos responsáveis em caso de erros para que sejam corrigidos a tempo de evitar a emissão de relatórios automáticos errôneos.

“A automatização trazida pelo BIMachine nos permitirá otimizar a força de trabalho, liberando pessoas que antes estavam atreladas a funções de geração e transcrição de dados para tarefas mais estratégicas, como a análise das informações. Isso valoriza a capacidade analítica e colaborativa da equipe, abre espaço para maior participação em processos estratégicos e possibilita a criação de melhorias na operação”, complementa Westerlund.

Implementação do Business Intelligence (BI)


Conforme o coordenador de TI, a expectativa com o uso do BIMachine é de ganho de produtividade. Só nas áreas Comercial e de Controladoria, o gestor espera chegar a um incremento de 60%.


A Miolo elabora mais de 50 rótulos, produzidos em quatro projetos vitivinícolas instalados em quatro diferentes regiões do Brasil – Vale dos Vinhedos (Vinícola Miolo), Campanha Meridional (Vinícola Seival), Campanha Central (Vinícola Almadén) e Vale do São Francisco (Vinícola Terranova) -, além de contar com parcerias internacionais. A empresa é a maior exportadora brasileira de vinhos, estando entre as três principais produtoras de espumantes.


Para suportar um negócio em franco crescimento, a automatização e inteligência analítica trazidas pelo BIMachine foram fundamentais.

“Somos muito bem atendidos pela equipe de consultoria e implementação da BIMachine, que tem diferenciais de conhecimento e comprometimento. Estas são características que estão fazendo a diferença na aceleração do projeto de BI”, comenta Westerlund.

Agilidade nos processos


Augusto Fleck, CTO da BIMachine, salienta que o software é voltado a otimizar o tempo dos usuários, que passam a destinar menos tempo à montagem de relatórios e mais à análise dos dados.

“Assim, colaboradores de todas as áreas podem tomar decisões bem embasadas em informações ricas e úteis. O BIMachine dá ao usuário o poder de ter informações, realizar consultas e análises e gerar reports personalizados a qualquer tempo, a partir de qualquer lugar, agregando inteligência ao trabalho e à gestão da empresa”, destaca o executivo.
http://mapadomundo.org/bentogoncalves/vinicola-miolo/

Sobre o BIMachine


BIMachine é uma Plataforma Analytics SaaS 100% brasileira, completa e escalável para criação de aplicações de negócio em Cloud. Os milhares de usuários ativos em centenas de ambientes já criados, comprovam a eficiência e robustez da nossa plataforma. Mais informações: www.bimachine.com.br


Sobre a Miolo


O Grupo Miolo tem capacidade produtiva de 12 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, possui a maior área de vinhedos próprios no País, com 950 hectares. Nos últimos dez anos, a Miolo Wine Group investiu em expansão da produção, dentro do que não faltou atenção à tecnologia de ponta, setor em que se enquadra o atual investimento na plataforma BIMachine.


Num curto espaço de tempo, a Miolo cresceu e consolidou-se no mercado brasileiro de vinhos finos. Embora a família trabalhe na viticultura desde 1897, partiu para a produção comercial de vinhos somente em 1990. O primeiro vinho da marca Miolo foi um merlot produzido com as uvas do Vale dos Vinhedos, sede da empresa. Em 20 anos, a empresa tornou-se líder no mercado de vinhos finos nacionais. As empresas do grupo elaboram 12 milhões de litros de vinhos finos e possuem a maior área de vinhedos próprios no País, com 1.150 ha, todos de uvas viníferas, conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira). Mais informações: www.miolo.com.br

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