top of page

Como a integração de dados agrega valor às empresas

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Um fato recorrente nas organizações diz respeito à existência de diversos dados dispersos e descentralizados, com formas de análise diferentes e, por vezes, imprecisas. A padronização por meio da centralização e integração dessa massa de dados pode vir a agregar valor para a organização, na medida em que todos utilizam uma base única para elaborar suas análises particulares e definir o planejamento de cada área.


Inicialmente, o processo de integração de dados demanda certo empenho e atenção dos envolvidos, visto que serão desmistificadas todas as dúvidas por detrás das planilhas, arquivos, bancos de dados e demais possíveis fontes de informação.


Não há dúvida que o empenho inicial impacta diretamente no resultado, visto que, uma vez realizada a integração, se bem desenvolvida, não necessita de grandes alterações ao passar do tempo: apenas ajustes pontuais com as mudanças de mercado naturais, como novas regras de negócio, por exemplo.


BOAS PRÁTICAS

Alguns pontos a serem destacados no momento da integração dizem respeito às boas práticas no processo de padronização, para que os dados possam ser fluídos e não venham a possuir grandes dependências, visando à ideia de que, caso necessário, mais de uma aplicação possa acessá-los.


REGRAS DE NEGÓCIO

Pode-se, ainda, realizar a aplicação de regras de negócio diretamente na extração das informações, visando uma manipulação mais aberta e performática frente às mais diversas possibilidades de análise.


DEMANDAS DE HOJE E DE AMANHÃ, VISTAS DESDE JÁ

Vale ressaltar que uma análise prévia das demandas atuais e daquelas que possam surgir futuramente é interessante para que se defina à qual camada de profundidade de dados se chegará, visto que a seleção de informações de baixíssimo nível, como produtos componentes de uma nota fiscal de determinado cliente, por exemplo, requer análises específicas, que pode trazer impactos sobre solicitações de maior demanda no armazenamento e desempenho do projeto.


PADRÃO, QUALIDADE E CONSISTÊNCIA

Além disso, realizar um tratamento com padrões de qualidade consistentes impede que a base de dados tenha em sua composição partições de resíduos de dados, provindos de informações descaracterizadas e sem nenhum padrão de identificação.


ATUALIZAÇÃO, AUTOMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO

O processo de integração envolve a atualização periódica dos dados, uma tarefa que pode ser automatizada e monitorada sem demandar grande prioridade: por meio de agendamentos, é possível definir um intervalo entre os carregamentos de dados, além de se configurar que notificações sejam disparadas em caso de inconformidades na geração das cargas, possibilitando averiguação e correção da rotina.


BENEFÍCIOS E MAIS BENEFÍCIOS

Portanto, percebe-se que a integração de dados pressupõe uma série de benefícios à organização, visto que, além de centralizar dados e torná-los confiáveis, automatiza o processo de tratamento de diversos colaboradores que demandam esforços regularmente para tornar seus dados mais claros, fazendo com que esse tempo seja alocado na interpretação e definição de ações frente às situações identificadas.


O POTE DE OURO

Os dados, quando tratados e analisados corretamente, tornam-se valiosas fontes de informação para tomada de decisão, em qualquer nível da organização.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

199 visualizações0 comentário
bottom of page