top of page

Como fazer a avaliação de desempenho da empresa - de maneira eficaz

Atualizado: 30 de abr. de 2021

avaliação de desempenho - direção

Toda empresa que ambiciona o crescimento em seu segmento implementa, mais cedo ou mais tarde, um controle rígido de seus processos e dos respectivos resultados. E com o natural aumento da complexidade das atividades desempenhadas, acaba se tornando imprescindível contar com uma periódica avaliação de desempenho da empresa, de forma a detectar os custos bem como a contribuição de cada setor para os frutos obtidos. Dessa forma, eventuais correções de rota podem ser feitas em tempo hábil, a fim de aproveitar as oportunidades antes que desapareçam no horizonte. Mas como exatamente proceder com essa avaliação? Que informações se fazem necessárias? Confira e aprenda:


A interpretação dos dados:

O segredo para se fazer essa avaliação de maneira eficaz, realmente trazendo insights interessantes e proveitosos para a empresa, está na coleta e na devida análise de dados. Organizações geram toneladas de informações diariamente, mas avaliá-las isolada e desorganizadamente pode mais confundir que elucidar as dúvidas do gestor. Por isso, é aqui que entram as ferramentas de Business Intelligence (BI), proporcionando relatórios completos e uma visualização mais ampla da situação atual da empresa, ferramentas que auxiliam o gestor na análise dos dados e, consequentemente, na tomada de decisões, tornando a avaliação um processo realmente eficaz.


A análise do todo:

O volume de vendas de uma empresa, quando analisado isoladamente, pode não dar a noção exata do contexto para o gestor. Digamos, por exemplo, que a empresa X vendeu 15 mil unidades de seu produto carro-chefe no último mês. Parece bastante visto assim sem parâmetros de comparação, não é mesmo? Mas se cruzarmos com outros dados, como as 20 mil unidades que a empresa vendeu do mesmo produto no mês anterior e que o concorrente atingiu a marca de 25 mil unidades no mês corrente, o número já não merece ser comemorado. Então guarde isso: não basta analisar apenas um indicador, é preciso analisar todo o contexto.


O exemplo pode parecer simplório, mas, por incrível que pareça, é isso que alguns gestores praticam até hoje. Por falta de organização ou mesmo de intimidade com os dados gerados ou coletado pela empresa, acabam analisando informações isoladamente e priorizando somente alguns aspectos, sendo que o procedimento correto é observar o todo. De toda forma, há sim um motivo de comemoração: felizmente já temos ferramentas no mercado que podem auxiliar — e muito! — nesse processo.


O BI e a avaliação de desempenho da empresa:

O Business Intelligence nada mais é que o tratamento organizado dos dados produzidos pela empresa, de forma a proporcionar insights que favoreçam o crescimento do negócio. Como o volume de dados produzidos pelas empresas atingiu um nível impressionante, fez-se necessário contar com ferramentas tecnológicas capazes de filtrar essas informações de modo a servirem de base para as decisões dos gestores.


Hoje existem no mercado plataformas que unem as vantagens do ERP, que registra todos os processos da empresa em um mesmo local, a ferramentas de BI, como a BIMachine, que proporcionam gráficos, relatórios e análises com base nos dados armazenados. De posse desses dados tratados, fica bem mais fácil para o gestor identificar tendências, possíveis falhas nos processos, problemas de gestão, oportunidades de mercado e muitos outros movimentos especialmente internos, fazendo a avaliação de desempenho da empresa de maneira muito mais eficaz.


Viu só? Como um BI pode revolucionar o jeito de você ver seu negócio e impulsionar seu crescimento constantemente!?


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.



64 visualizações0 comentário
bottom of page