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4 exemplos de como o BI impacta as maiores empresas do mundo

Atualizado: 8 de jun. de 2022

O uso de ferramentas de business intelligence não é mais uma novidade, quando se trata das maiores empresas do mundo. Elas se tornaram um componente importante na receita de sucessos destas organizações, que incluíram a cultura de dados de forma significativa em seus processos de negócio. Isso se mostra pelos números: o aumento da receita global com softwares de BI saltou de US$ 10,55 bilhões em 2010 para US$ 18,65 bilhões em 2017, conforme pesquisa divulgada no ano passado pelo site Statista.


Ao coletar informações de fontes variadas, abrem-se para as organizações chances de basear suas operações e decisões em cima dos dados. Se usadas apropriadamente, soluções de BI podem reduzir custos, aumentar as margens, acelerar a eficiência e produtividade, assim como desenvolver a performance do negócio como um todo.


De qualquer forma, melhor do que falar sobre os benefícios que o BI pode entregar às empresas, é mostrar exemplos em que esta inovação pode trazer benefícios. Selecionamos cinco cases divulgados por grandes player globais, destacando diferentes formas em que o business intelligence entregou vantagens e valor aos negócios. Com base nestas ideias de companhias consagradas, quem sabe você não tira a grande ideia que pode levar a sua empresa para o próximo nível?



Vamos aos exemplos:

1 - Mais insights do comportamento do consumidor (Amazon)


Uma boa estratégia de BI permite às organizações fazer a ponte entre produto, serviço e vendas. Empresas bem-sucedidas utilizam dados coletados junto aos clientes para analisar e prever tendências de consumo, impulsionando o crescimento de visitas, retenção e, é claro, vendas.


A gigante do e-commerce Amazon tem a sua estratégia de sucesso estruturada em cima dessa premissa. Questões como histórico de compras e localização são informações-chave para ajustar tanto os algoritmos de marketing quanto a estratégia de atendimento ao consumidor. Um exemplo importante da Amazon é o chamado "collaborative filtering engine" (CFE), sistema que analisa informações como compras recentes, itens deixados no carrinho, lista de desejos e aquisições que foram avaliadas.

Estas informações, ao passar pelo CFE, são cruzadas com históricos de outros consumidores com perfis semelhantes, gerando novas recomendações para capitalizar em cima de novas compras, podendo aumentar o ticket. Segundo a Amazon, este método é responsável por impulsionar a receita da empresa em até 30% ao ano.

2 - Usar dados como subsídio para ações estratégicas (Netflix)


Outra função importante do BI é a de entender como os processos de sua organização são estruturados e, com base neste entendimento, apontar melhorias através de ações efetivas. Estes sistemas são capazes de mostrar padrões e tendências nos dados, aumentando as chances de identificar oportunidades e planejar os passos futuros.


Peguemos por exemplo a Netflix, uma potência atual quando se fala de entretenimento. Com base nos dados dos milhões de usuários que possui, o serviço de streaming identifica hábitos e gostos, dos mais populares até os mais específicos. Essa inteligência é usada para construir uma base de programação, uma curadoria de conteúdos que atenda a todos os seus públicos, mantendo a eficiência de sua performance. Seja através da produção de conteúdos originais ou a compra de direitos de obras de outros produtores, ao ter uma base com filmes e programas que atendam a todo mundo, todos os assinantes se mantém satisfeitos.

3 - Dados como base para expansão (Starbucks)


Para empresas que trabalham com planos de expandir seus negócios, seja eles digitalmente ou geograficamente, ter a análise de dados ao seu lado é fundamental. Com o uso do BI, é possível verificar os impactos, pontos positivos e desafios do processo de expansão, avaliando mercados, público-alvo e outras questões importantes, permitindo que a ação seja executada com máxima eficiência.


Uma empresa que usa essa estratégia de forma bem-sucedida é a Starbucks. A rede global de cafeterias analisa antecipadamente as oportunidades de sucesso de cada nova loja, analisando dados como tráfego da região, demografia e comportamento dos consumidores.

4 - Aumentar eficiência com base no analytics (General Electric)


Quando os dados de processos são coletados e compartilhados entre diferentes setores de uma organização, diminuem-se as chances de duplicações e inconsistências, assim como aumenta a transparência e usabilidade dos dados para apoiar frentes de negócios que se relacionam entre si. Em outros casos, estes dados podem impactar diretamente a melhoria e eficiência de seus produtos e serviços.


Com esta ideia em mente, a General Electric (GE), implementou o uso de BI para analisar o grande número de dados fornecidos por sensores em seus produtos conectados, das linhas de saúde e residenciais, até as automotivas. A estratégia, em linha com a tendência da Internet das Coisas, aumentou a eficiência, segurança e durabilidade de seus equipamentos, gerando uma economia de até US$ 300 bilhões anuais à multinacional.

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