Como o BI pode o reverter ritmo de queda no setor calçadista?

Atualizado: 26 de Abr de 2019

Dados de mercado do setor calçadista apontaram queda de mais de 8% do faturamento das empresas em 2018, na comparação com os resultados de 2017. Além disso, o ticket médio do ano passado apresentou tímida retração. Para auxiliar as organizações calçadistas, o BI é uma solução tecnológica que oferece disrupção aos negócios e processos, otimizando custos e promovendo aumento de lucro, com base na inteligência de dados.



Com a utilização de ferramentas de BI, é possível promover o incremento das operações e fomentar a competitividade para atravessar o cenário difícil – que, aos poucos, já vai dando sinais de melhora, na entrada de 2019.

Como? Vamos lá: • O BI auxilia na coleta, integração e análise de dados, o que facilita e muito a tarefa de criar ações bem embasadas de atração e fidelização de clientes, resultando na expansão de mercados • BI ajuda, ainda, na distribuição e gestão destes dados, aumentando os insights e o poder de ação e decisão de vários usuários e departamentos • O BI também agrega assertividade e rapidez às tomadas de decisão, principalmente nos modelos de Self-Service BI, que permitem a entregar na mão do usuário de negócio de cada área a capacidade de criar visões e painéis, de acordo com suas necessidades, rotinas, experiências e conhecimento específicos • O BI é uma solução tecnológica que se adapta à realidade da empresa usuária, seja no setor calçadista ou em outros segmentos de mercado. Versátil, é competitividade para qualquer segmento.

Outras vantagens – sim, tem mais! – são que este tipo de solução possibilita a obtenção de respostas instantâneas, a partir do cruzamento de dados, para realizar diversos tipos de segmentação - por localização geográfica, por categoria de produtos entre muitas outras. Isso possibilita um entendimento muito maior do target, produtos, operações, serviços, processos, e torna ágil a tomada de decisões, a partir da mudança de cenários e visões.

No que tange ao setor calçadista, o BI permite atender tanto a indústrias, quanto varejo, e, nesta linha, matrizes, franqueadores, franqueados, lojistas de rua e de shopping centers, quiosques e quaisquer outros modelos de venda. É possível aplicar o software à análise e gestão de dados de áreas como Vendas, Compras, Estoque, Cliente, Posicionamento e Mercado, entre outras.

A ferramenta ainda permite a inclusão de aplicativos com inteligência em gestão analítica, gerando uma competição saudável entre os franqueados, no caso de grandes varejistas, por meio de um painel de indicadores consolidados da rede calçadista, que fornece informações de mercado e dados estratégicos.

Além disso, o BI confere melhoria no tempo de execução de tarefas relacionadas a informações, liberando equipes de liderança para dedicarem-se a funções de gestão. A ferramenta também possibilita as tomadas de decisão baseadas em dados reais de mercado, o que é fundamental para definir estratégias e ações que expandem a atuação das empresas usuárias.

O BI é uma solução poderosa, isso você já entendeu. Pode auxiliar empresas de todos os portes, do segmento de varejo calçadista, a realizar avaliações de equipe mais assertivas, com dados que geram motivação e engajamento dos colaboradores, por meio do desafio à melhoria, o que promove ainda a retenção de talentos e assertividade na gestão de estoques. Toda essa otimização de processos gera melhores resultados e incremento de receita. Competitividade, crescimento, lucro. Literalmente, empresas bem calçadas. 

33 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png