top of page

Gestão financeira: tecnologia como importante aliado

Atualizado: 28 de mai. de 2021

Entra ano, sai ano, e um assunto que não sai de moda é a gestão financeira. Fala-se sobre os controles e processos necessários para manter a saúde financeira da empresa, garantindo o cumprimento de obrigações e planejamento dos investimentos, mas também é importante que os gestores conheçam as ferramentas utilizadas para acompanhar o resultado de perto e com agilidade.


ACOMPANHE O MERCADO DESDE O COMEÇO


Assim como as máquinas industriais evoluem e requerem atualizações, os sistemas que controlam as informações não ficam para trás. E pode-se até mesmo dizer que evoluem em um nível até mais rápido e avançado.


Muitas empresas que se limitavam ao uso do sistema ERP ou planilhas já perceberam suas limitações quando se precisa de dados estratégicos e até operacionais, partindo para plataformas digitais que aplicam análises dedicadas exclusivamente ao setor financeiro, não isolando-o do restante das áreas, mas cruzando diferentes dados para obter visões significativas. Tudo isso com o intuito de transparecer os dados através da facilidade no uso e exibição clara, com acesso, inclusive, no smartphone.


Engana-se quem pensa que a utilização dessas plataformas é indicada para empresas médias e grandes. Existem soluções para todos os portes, inclusive para aquelas que estão começando, com opções que atendem à demanda inicial e acompanham o crescimento, com investimento proporcional ao uso.


Isso faz com que os gestores possam gerenciar todo o panorama financeiro e também detalhar as naturezas de operação, otimizando o tempo e as atividades do dia a dia, já que em pequenas empresas comumente uma mesma pessoa acumula diferentes funções.


Lembre-se: acompanhar somente as entradas e as saídas não é o suficiente em um mercado altamente competitivo como o atual, que exige respostas rápidas, novas projeções a cada semana, e já apresenta predominância digital em diversos processos. O que pode parecer complexo e difícil está sendo simplificado pelo trabalho de plataformas dedicadas à gestão financeira, centralizando todas essas informações.


UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR


No âmbito pessoal, surgem novas soluções para o controle monetário quase que diariamente. Já para as organizações, boas alternativas, com recursos modernos e realmente úteis, vêm se destacando no mercado. Chamados de plataformas, esses sistemas inteligentes disponibilizam análises embarcadas de conhecimento de negócio voltado à gestão financeira, ou seja, não analisam apenas informações do ERP, mas também dados bancários, planilhas auxiliares, redes sociais e demais fontes, o que é necessário para se ter uma visão sólida e confiável.

Utilizar uma plataforma de análise permite que o gestor acompanhe a saúde financeira de perto, e não só isso: como seu foco é exclusivo em questões do dia a dia, possibilita analisar o todo, como fluxo de caixa diário, semanal e mensal, PMR (prazo médio recebimento), PMP (prazo médio pagamento), inadimplentes, títulos a pagar e receber, projeções, prazos concedidos e realizados.


É devido a esse grau de profundidade que as plataformas estão se popularizando rapidamente, pois além de aplicar inteligências, possuem recursos de monitoramento e envios automáticos, que automatizam processos e possibilitam monitorar os indicadores e receber notificações quando algum parâmetro está fora do normal.


SOS FINANCEIRO


As empresas buscam alternativas que solucionem seus problemas de negócio cotidianos. Ideias mirabolantes e fábricas de sonhos não estão na pauta de nenhum gestor financeiro.


Seriedade, objetividade e segurança são os pilares de toda e qualquer gestão financeira. É por meio desses princípios que se mantém o foco para garantir o fluxo normal, além de reservar verbas para momentos de emergência e angariar fundos para investimentos futuros.


Portanto, desenvolva uma cultura orientada por dados, eles são a base para tomada de decisão correta em situações de risco e incerteza. Não se limite ao comum, busque recursos tecnológicos para auxiliá-lo na gestão financeira de sua empresa.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

66 visualizações0 comentário
bottom of page