Indústria 4.0: se o tema são dados, coleta não é nada sem análise

Indústria 4.0: se o tema são dados, coleta não é nada sem análise

Atualizado: Jun 4

Altíssimos padrões de automação. Máquinas que fazem quase tudo. Investimento pesado em capacitação de equipes, do chão de fábrica à gestão. Coletores de dados, Internet das Coisas. Todos estes são itens essenciais à moderna operação do setor industrial, mas a verdade é que, sem o poder da análise assertiva de dados, as estratégias de crescimento de players do setor correm o risco de ficar (bem) aquém dos resultados esperados.


É da efetiva análise das informações coletadas e geradas que se poderá ter mais previsibilidade e gestão sobre o processo produtivo, bem como insumos suficientes para definir estratégias comerciais que resultarão em incremento da receita e, é claro, do lucro final.


Mas, de forma prática, de que forma tecnologias como Business Intelligence e Business Analytics agregam valor real ao gerenciamento de indicadores de produção na indústria?


Peccin otimiza gestão com BI. Confira o Case de Sucesso.

Indústria alimentícia, que exporta para 70 países, comprova ganhos em padronização de dados, potencialização de análises e atesta: ferramenta é essencial para guiar suas decisões estratégicas.


A abrangência desta aliança é vasta. A combinação de coletores de dados + BI/BA eleva de forma significativa a gestão de maquinário, tanto em uso quanto em eficiência; de processos operacionais, garantindo que se desenhe modelos de mais alta produtividade com mais baixos custos; de produtos, assegurando que o que será produzido será, de fato, o correto para o público destinado, a ponto de ser consumido pelos diversos nichos de clientes em níveis economicamente interessantes para o balanço financeiro; e da própria linha de produção.


Coletores de dados, tecnologias de IoT e afins, permitem coletar dados de diversos elementos da linha industrial e visualizá-los em bancos, planilhas, dashboards, sistemas de nuvem, softwares de gestão e, é claro, nas soluções de BI e Analytics. A diferença é que nestas últimas será possível não apenas ver, como também cruzar, distribuir, fazer circular as informações e dar poder de análise sobre elas a todos os departamentos pertinentes.


E quando se fala em poder de análise, se está falando na possibilidade de obter, gerar e compartilhar insights que determinarão ações assertivas na estratégia de negócio. Indústrias que analisam os dados coletados podem compreender padrões, desenvolver estratégias e até mesmo programas (operacionais ou tecnológicos) de controle do processo produtivo, definir a organização e andamento da linha de produção, otimizar atividades por turno, setor ou secção do processo, criar ou redesenhar produtos, definir serviços e outras ações de valor agregado, estabelecer desígnios para o melhor funcionamento de toda a cadeia produtiva, tomar decisões embasadas e acertadas que gerarão impacto positivo desde o chão de fábrica até o comercial.


Se o gargalo se encontra na parametrização, planejamento, execução, produção, operação, comercialização, logística, gestão ou em qualquer outra área, a resposta está na análise de dados. Se a coleta é importantíssima para informar os gestores e decisores sobre o processo industrial de ponta a ponta, a análise é fundamental para transformar tais dados em informações úteis, que de fato sirvam aos propósitos de satisfação dos públicos atendidos e crescimento do negócio.


Máquinas, sistemas, peças, pessoal, insumos, produtos, refugos, processos, perdas, paradas, quebras, custos. Estoque, disponibilidade de materiais e equipamentos, picking, regulamentações, regramentos das mais diversas instâncias, conformidades e não conformidades, atendimento, indicadores de desempenho (por máquina, por célula etc), ritmo produtivo. Resumindo, tudo o que tange ao universo industrial, do backoffice ao frontoffice, tem na combinação entre coleta e análise de dados a chave para uma atuação robusta, efetiva, completa e vencedora.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!


Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png