top of page

O aumento da eficiência operacional com o uso do BI

Atualizado: 30 de abr. de 2021

A eficiência operacional é o que mais impulsiona os gastos em BI, análise e tecnologia CPM (corporate performance management), mostra a pesquisa 2010 Business Intelligence (BI) Challenges and Priorities Survey.


Outros aspectos que motivam os gastos com inteligência de negócios são a análise de dados e o gerenciamento de desempenho corporativo (CPM) em empresas de todos os tamanhos, de acordo com a pesquisa.


eficiencia operacional com bi

71% dos entrevistados apontaram o aumento da eficiência como um fator-chave para seus planos de gastos. O que representou quase o dobro nesta opção: aumento de receita, lucros e consolidação de dados ocuparam o segundo lugar, sendo ambos identificados como fatores de gasto para 36% dos entrevistados.


A fim de obter benefícios no uso de ferramentas de BI, análise de dados e CPM, e também para ajudar a justificar investimentos contínuos, a cada dia mais organizações estão procurando expandir o uso do BI, além das funções básicas de data warehousing, relatórios e análise de dados.


Porém, os esforços para expandir o processo de BI e análise de dados dentro das organizações podem levar anos, de acordo com os gerentes de BI e data warehousing, que citaram uma variedade de desafios que precisam ser superados. O que inclui problemas de qualidade de dados, limitações internas de TI e a necessidade de afastar usuários corporativos de planilhas e outras ferramentas autônomas.


Demonstrar o potencial do retorno sobre o investimento (ROI) dos projetos de BI pode ser uma tarefa difícil. Mas pode ser mais tranquila, caso seja possível explicar que o ROI da inteligência de negócios pode ser mais uma questão de mentalidade corporativa, do que de difíceis cálculos.


Com suas margens de lucro apertadas, explicar isso para o mercado de varejo não é uma tarefa fácil. Mas, a tecnologia de BI pode fazer a diferença para estas organizações, ao promover a retenção de clientes lucrativos e manter seus estoques enxutos.


Os gerentes e analistas de TI podem lançar mão de justificativas palpáveis para explicar os benefícios dos investimentos em BI. Colabore com os usuários corporativos para vender projetos de BI, análise e prove seu valor potencial para a sua organização. Apesar dos apertados orçamentos de TI por conta da economia desafiadora, as empresas devem entender a necessidade de investir em ferramentas de BI.


Outros entrevistados apontaram que suas organizações adotaram software de BI em maior escala do que em anos anteriores. De acordo com a pesquisa, 85% possuem pelo menos uma ferramenta de BI em uso. Mais da metade das organizações (52%) representadas na pesquisa em questão estão usando diversas ferramentas de BI.


Os benefícios potenciais do software de BI atuam diretamente no cerne da administração de uma empresa de sucesso: aprimora a tomada de decisões e melhora todos os processos de negócios, o que leva, a melhorias no resultado final.


A inteligência de negócios de software como serviço (SaaS) também está recebendo mais atenção, graças à economia lenta e a sua reputação de possuir um custo menor quando comparado com a tecnologia de BI in house.


Para os participantes da pesquisa, os quais suas organizações tinham mais de um produto de software de business intelligence em funcionamento, pouco mais da metade (53%) apontaram que suas empresas têm planos de consolidação de BI. O que significa também que quase metade das empresas com múltiplas ferramentas de BI não tem interesse em consolidá-las.


Trata-se de um importante desafio para as organizações com múltiplas ferramentas de BI, isso porque antes de tirar qualquer ferramenta das mãos dos usuários de negócios produtivos, tenha cautela. Há muito a se considerar antes de iniciar a implementação de um projeto de consolidação de BI.


Pelo lado positivo, a consolidação de BI pode reduzir a complexidade e os custos. Muitas empresas têm várias ferramentas de BI e experimentam na pele os prós e contras de usar mais de um sistema de BI. Porém, é uma grande adversidade lidar com usuários de BI e as questões políticas, ao planejar a consolidação de todas as ferramentas.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


126 visualizações0 comentário
bottom of page