top of page

CIO: O inevitável consumo ominchannel, o varejo e o BI: qual a relação?

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Matéria publicada no portal CIO em 27 de novembro de 2019.


O consumidor utiliza atualmente, a tecnologia em diversas tarefas cotidianas, com o objetivo de otimizar tempo, facilitar e agilizar suas atividades. Desta forma, o consumo passa a ser norteado também por esta versatilidade, que tem no e-commerce e na pesquisa online convertida em compra offline duas de suas principais vertentes. 


Isso exige que as marcas se reinventem continuamente para atender às expectativas de perfis de clientes a cada dia mais hightechs, mais envolvidos em todos os canais, mixando interatividade online e física. É o famoso universo omnichannel, que já não é mais novidade, e sim uma tendência incorporada ao cotidiano de compra e venda de todos os setores, tanto B2C quanto B2B. 


Só no primeiro semestre deste ano, o comércio online nacional atingiu a cifra de R$32,1 bilhões, incremento de 16,3% quando comparado com o mesmo período de 2018, segundo relatório da Compre&Confie.


A pesquisa aponta, ainda, que 19,7 milhões de brasileiros realizaram ao menos uma compra virtual no primeiro semestre de 2019, aumento de 35,8% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. E, para o segundo semestre, que já se avizinha do fim, a perspectiva é de medições ainda maiores neste segmento. 


Isso comprova que, para manter-se competitivo, o varejo não pode mais sequer pensar em ignorar o universo online, ou, ainda mais, sua interação com o offline.


As marcas que investem na experiência omnichannel do cliente experimentam aumento comprovado de receitas e abocanham receitas cada vez mais galopantes, já que o consumidor fica, a cada dia, tão mais exigente quanto mais tecnologizado - quase um "palavrão", mas o termo correto para definir a gama de dispositivos e ferramentas que auxiliam na escolha dos produtos e serviços, influenciando diretamente na decisão final (seja ela convertida em compra via web ou em loja física).  


Mas o que o BI tem a ver com tudo isso? Tudo. O consumidor omnichannel precisa ser entendido. E ele está em todos os lugares, em todas as plataformas. É muita coisa para avaliar a olho. É preciso muita tecnologia análitica para reunir dados e transformá-los em informações construtivas, capazes de embasar decisões que revertam em efetivo aumento das vendas. 


Guiar a jornada de compra no misto de on e offline é tarefa que o BI e o BA podem auxiliar de maneira vigorosa, reunindo informações que dirão ao varejista quem é seu público-alvo, o que ele busca, em que plataformas, e como decide investir neste ou naquele produto, serviço ou marca. Tudo isso para tornar a gestão do relacionamento prospect/cliente-empresa um um processo eficiente e assertivo


Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, nos próximos três anos 45% das vendas deverão ser concretizadas com a interação de pontos de venda físicos e digitais, em diversos itens, incluindo setores que hoje não são o forte da integração físico-virtual, como o de alimentos.


Ou seja, a expansão está à vista. E para quem souber aproveitar a tecnologia como aliada no processo de entendimento do mercado, atendimento das demandas em aberto e atração das oportunidades para conversão em vendas, isso significará expandir também os lucros.

plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


52 visualizações0 comentário
bottom of page