O que é Markup?
É um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.
Aplicação de markup:
Indicador para apuração econômica/ financeira.
Fórmula/Composição:
– Markup Total: Lucro Desejado/Custo Total
Todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O Markup iguala-se ao lucro desejado.
– Markup Produto: Lucro Desejado + Desp. Admin. E de Vendas/Custo Fabricação
Somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.
– Markup Variável: Lucro Desejado + Custos e Despesas Fixas/Custos e Despesas Variáveis
Somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no Markup. Os custo variáveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.
Onde:
100 representa o preço unitário total de venda em percentual; DV para Despesas Variáveis; DF para Despesas Fixas; e LP para Margem de Lucro Pretendida.
Exemplo:
Um Produto ou Serviço que foi Vendido por R$550,00. Com impostos sobre a Venda representando 18%, Comissão 10%, Encargos Financeiros 4,5% e o Lucro 12%.
A Soma destes percentuais representa o valor do Markup de Venda.Aqui Markup de Venda é 44,5% do Preço de Venda.
Como o Produto ou Serviço foi Vendido por R$550,00, então R$244,75 serão destinados para pagamento das contas do Markup de Venda (R$99,00 para Impostos sobre a Venda, R$55,00 para Comissão, R$24,75 para Encargos Financeiros e R$66,00 para o Lucro).
Os outros 55,5% que é igual a R$305,25 (serão destinados para o pagamento do Custo de Produção/Compra).
Podemos dizer também que os 55,5% representa o Markup Divisor.
Utilizando Custo de Produção/Compra e dividindo pelo percentual do Markup Divisor se obtém o Preço de Venda.
No exemplo o Custo de Produção/Compra é de R$305,25. Se tomarmos, este valor, e dividi-lo por 0,5550 (55,5%) teremos como resultado R$ 550,00, que é o Preço com que foi Vendido o Produto ou Serviço.
Desta forma, pegando R$550,00/R$305,25= 1,80 obtemos o índice de Markup aplicado nesse produto.
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Comentarios