Porquê a gestão da Cobertura de estoque é fundamental

Atualizado: 24 de Jul de 2018

Infelizmente, incerteza vem sendo a palavra da vez. A maioria do setores que compõem a cadeia de suprimentos tem sofrido com a instabilidade econômica dos últimos anos. E quando o assunto é estoque, tudo tende a piorar.



Equilibrar a oferta e a demanda sempre foi desafiador, mas em momentos como estes, esta tarefa se torna ainda mais árdua. Saí na frente aquele que planeja e cabe ressaltar que um bom planejamento conta com uma gestão efetiva do estoque, isso inclui gestionar um estoque de segurança, conhecido também por cobertura de estoque, cujo o objetivo é proteger o negócios contra as incertezas que causam desequilíbrio na cadeia.


Se você tem dúvidas quanto a sua importância, lhe pergunto: você já foi vítima de algum imprevisto com fornecedor, greves, interrupções em linhas de produção ou falha de equipamento ou demanda não prevista? Se sua resposta foi sim, não se preocupe, você não foi o único. Agora, se sua resposta foi não, uauuu, provavelmente você tem uma gestão proativa.


Os imprevistos e incertezas sempre existirão, dado que as variáveis são muitas (econômicas, políticas, legais, sociais, etc) e, em muitos casos, totalmente fora do controle das organizações. Mas quando aprendemos com o comportamento de algumas variáveis, conseguimos reduzir os impactos.


Se você ainda não faz a gestão, confira aqui, o que é a gestão da cobertura de estoque, como calcular e onde se aplica.


A cobertura de estoque é um índice utilizado para medir o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento, ou seja, o tempo que o produto leva para sair do estoque.


Para isso, seu cálculo é dado por: número de produtos / média de vendas. A média de vendas, por sua vez, é dada por: total de vendas / número de dias. Imagine, por exemplo, que um negócio realizou 100 vendas de determinado produto em 10 dias. Assim, sua média de vendas é de 10 produtos por dia. Agora imagine que o estoque está em um nível de 270 itens. Com isso, a cobertura de estoque é de 27 dias!


A cobertura de estoque pode ser aplicada em qualquer vertente, independente do segmento ou tamanho de sua empresa.


#bimachine #estoque #gestão #coberturadeestpque #businessintelligence

58 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png