Prefeitura gaúcha ganha prêmio por uso de Business Intelligence

Prefeitura gaúcha ganha prêmio por uso de Business Intelligence

Atualizado: Jun 4

A prefeitura de Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul, recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018, durante o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, pelo uso de Business Intelligence.


A administração municipal utiliza o software BIMachine, desde o início desto ano de 2018, e com o sistema conseguiu melhorar o tratamento e gerenciamento dos dados da Secretaria da Fazenda, que passaram a ser agrupados e analisados de forma integrada, reunindo diferentes bases de informações.


Segundo a secretária da Fazenda do Município, Simone Duarti da Silva, antes as informações ficavam dispersas e, muitas vezes, exigiam trabalho manual de vários colaboradores, demandando horas e horas de trabalho, o que tornava as operações mais lentas, além de empregar recursos humanos por muito tempo a trabalhos operacionais, quando poderiam estar executando tarefas mais estratégicas.


Com o BI, a realidade mudou. A solução, adotada em modelo cloud, o que acelerou o processo de implementação, permitiu que os dados passassem a ser acessados a partir de qualquer lugar. Desta forma, os gestores da Fazenda de Frederico Westphalen podem fazer a gestão dos trabalhos e tomar decisões mesmo que não estejam nas dependências da Secretaria, até mesmo por meio de dispositivos móveis.


Atualmente, dados financeiros como títulos, folhas de pagamento e dados de histórico da Secretaria da Fazenda podem ser compilados, cruzados e analisados em tempo real, auxiliando na tomada de decisão dos gestores da administração pública.


Além dos secretários da administração, o próprio prefeito da cidade gaúcha utiliza o BIMachine, e o plano é expandir o uso para outros funcionários.


"Nosso objetivo maior com o BI é facilitar e tornar mais eficiente os processos dentro da administração pública. Já sentimos os efeitos positivos da tecnologia, mas acreditamos que é possível melhorar ainda mais, reunindo dados de novas bases e colaboradores para usar essas informações estratégicas", avalia a secretária da Fazenda, Simone Duarti da Silva.

Para Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, o exemplo de Frederico Westphalen mostra o potencial de uso do Business Intelligence para a área pública.


Conforme o executivo, em um momento como o atual, em que prefeituras, estados e autarquias lidam com o desafio de serem mais eficientes com menos recursos, otimizando o uso dos recursos públicos de maneira a entregar mais eficiência aos cidadãos, usar os dados de forma inteligente é fundamental.


"Com o uso do BI e suas capacidades de reunir e analisar os dados de forma rápida, várias etapas do processo administrativo podem ser automatizadas, tornando a tomada de decisão muito mais ágil. O reconhecimento da prefeitura de Frederico Westphalen mostra isso, que as soluções adequadas podem cortar burocracias e reduzir custos de operação, entregando um serviço de qualidade para os contribuintes", avalia Scheibler.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png