top of page

Business Intelligence e Business Analytics – dados – puxam crescimento da TI em 2018

Atualizado: 30 de jul. de 2018

O mercado de TI brasileiro movimentou US$ 38 bilhões em 2017, 4,5% a mais do que no ano anterior, ficando em primeiro lugar na lista de investimentos no setor da América Latina, segundo dados levantados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e IDC.


análise de dados

Para 2018, a perspectiva é de que o mercado nacional volte a crescer, na casa dos 4,1%, puxado por tecnologias relacionadas a dados, tendo no topo aplicações de Big Data e Analytics, embasadas em Cloud e Mobilidade.


SEGUNDO SEMESTRE: A projeção da ABES é de que os investimentos nestas áreas cresçam ainda mais no segundo semestre deste ano, uma vez que aumenta nas empresas a maturidade ao enxergar a análise de dados como fundamental para transformar informação em valor para os negócios.

E isso perpassa tudo: dados trabalhados em nuvem, dados alimentando estratégias de comerciais omnichannel, dados coletados no mundo físico para dar embasamento a estratégias digitais, dados das interações online para construção de ações físicas.


BI e BA: A ordem é coletar dados e monetizá-los. Não assim, diretamente – há que passar pelo refino das soluções de Business Intelligence e Business Analytics – o que enriquecerá a informação para determinar tomadas certeiras de decisão em cada área do negócio, trazendo ganhos de produtividade, tempo e competitividade desde o chão de fábrica até os setores-cérebro das companhias, como a gestão, o financeiro e o RH.


NUVEM E MOBILIDADE: E se tudo isso vier com a praticidade da nuvem, desobrigando os clientes de BI e BA de investimentos em infraestrutura para rodagem das soluções, e com a velocidade do mobile, garantindo aos usuários acessar os sistemas e os dados de onde quer que estejam, isso será determinante para escalar o mercado e ganhar posições.


DECISÕES DE VALOR: Informações estruturadas e não estruturadas serão o cerne das estratégias, tecnologias de BI e BA para lidar com elas já são a principal ferramenta para extrair dos dados o valor a agregar a decisões e ações de negócio.


ANÁLISE DE DADOS MILIONÁRIA: Tanto que, ainda em 2018, o mercado de Business Analytics movimentará US$ 965 milhões no Brasil, de acordo com previsão da Frost&Sullivan. É o mundo corporativo entendendo o valor de suas informações e, principalmente, o valor a colher delas. Valor para a empresa e para todo seu ecossistema, dos fornecedores aos colaboradores, parceiros e, principalmente, clientes. Um planeta chamado lucratividade, habitado por informação de qualidade, que toda companhia precisa habitar. 




64 visualizações0 comentário
bottom of page