top of page

Como definir os melhores KPIs para minha empresa? Veja dicas de como fazer isso!

Atualizado: 30 de abr. de 2021


Ter uma solução de business intelligence sem indicadores-chave de performance (KPIs) é mais ou menos como não ter uma solução de Business Intelligence. Estes números são o termômetro de como a estratégia da empresa está sendo conduzida, apontando o quão perto (ou longe) das metas estão os departamentos de sua organização.



Entretanto, com a abundância de dados coletáveis, vindos de uma gama de aplicações e processos digitalizados, é muito fácil ficar perdido em meio à uma infinidade de métricas. Mais dados e números nem sempre quer dizer que você terá uma visão abrangente do negócio ou saberá tomar a melhor decisão.


Definir KPIs que façam sentido para seu negócio é parte integral de uma estratégia assertiva de BI, direcionando os esforços dos times para obter os melhores resultados, usando os dados para tomar decisões que tenham verdadeiro impacto. Aqui vão algumas dicas de como estabelecer bons indicadores para sua empresa.


Tenha os melhores KPIs na sua empresa.


1. Vá além dos números

Números grandes podem ser imponentes e mostrar crescimento, mas nem sempre eles refletem o que é importante. Pense sempre primeiro na qualidade dos dados e no quanto eles impactam a sua operação, pois nem sempre o essencial é mensurável. Lembre-se, os números servem para indicar aspectos importantes da sua empresa - eles são um meio, não um fim.


2. Observe suas concorrentes

Aprender com empresas mais maduras sempre é válido. A chave para inovar e tomar as melhores decisões em seu negócio é buscar inspiração no que já foi feito. Veja exemplos de empresas do mesmo ramo que implementaram KPIs em sua estratégia e se deram bem com isso. Para isso, um bom parceiro de inteligência de negócios pode ser o "pulo do gato". Entenda como grandes empresas encontraram seu sucesso com uma cultura baseada em dados, e construa a sua em cima das lições aprendidas.


3. Cuidado com métricas irrelevantes

É fácil usar números como acessos à ferramenta, transações, likes em redes sociais como uma medida de sucesso. Entretanto, ficar somente em cima desses números pode ser pouco relevante para aferir qualidade ao seu negócio. Estas "métricas de vaidade" podem conter nenhuma substância, portanto é essencial observar e estabelecer KPIs que tenham uma relação direta com os resultados da organização.


4. Métricas devem significar ações

Bons KPIs tem o objetivo de resultar na tomada de decisões - A MELHOR POSSÍVEL. Se mudanças nos apontamentos de seus KPIs, tanto os bons quantos os ruins, não inspiram seus gestores a tomar decisões, talvez estes indicadores devam ser ajustados.


5. Identifique seu público

As melhores estratégias de BI contam com indicadores específicos para todos os seus públicos - clientes internos, externos e acionistas. Cada um deles tem interesses específicos, portanto é importante disponibilizar informações que façam sentido para cada um deles. Para construir bons KPIs para cada público, comece com uma pergunta básica para cada um deles: "Quais são os três aspectos mais importantes que você deseja melhorar na empresa".


6. Cuidado com as variáveis

KPIs são baseados em ações, mas encher cada objetivo com um monte de variáveis mais confunde do que ajuda. Para manter clara a visão do que é chave para levar o negócio adiante, mantenha um número sucinto de variáveis - de três a cinco - para cada KPI, de olho no que realmente vai impactar positivamente o negócio. Como já falamos anteriormente, cuidado com as métricas irrelevantes.



plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


150 visualizações0 comentário
bottom of page