O que é uma plataforma de Business Intelligence?

Atualizado: Mai 3

Negócios inteligentes são aqueles pensados estrategicamente para atuar de forma correta e produtiva, entregar qualidade ao longo do processo e culminar na satisfação de gestores, colaboradores e, principalmente, clientes.



Agregar tal inteligência ao negócio não é algo fácil, nem natural. É preciso projetar, criar estratégia, coletar, organizar, analisar e utilizar da melhor forma o que de mais estratégico há em um negócio, seja ele de que vertical for: os dados.




Tarefas que, para serem executadas de forma eficiente, requerem tecnologia. Neste patamar, o mais adequado é exatamente o que condiz ao termo Inteligência de Negócios: plataformas de Business Intelligence, ou BI.



São estas soluções que permitem automatizar o processo de captação, organização e distribuição da informação, entregando poder de análise para que cada área de negócio pense seus processos, rotinas e tarefas, definindo decisões e ações que poderão ser a diferença entre somente trabalhar e trabalhar de forma realmente integrada aos objetivos da empresa, gerando produtividade para cada parte e competitividade para o todo.



Uma plataforma de BI é empoderamento: dos usuários, das áreas de negócio, da empresa em relação a seus concorrentes e a seus mercados de atuação. É aproveitamento máximo de informação. É suporte eficaz à gestão, tanto departamental quanto geral.


É um ferramental completo, compilado de recursos e técnicas que ajudam a transformar dados brutos em informação útil, conteúdos soltos em análises produtivas, planilhas, palavras, documentos, arquivos em efetivo poder de decisão e ação.



Dados desestruturados são somente massa inutilizável de informação potencialmente útil. Plataformas de BI são a solução para transformar esta massa em um universo de possibilidades, pronto para virar estratégia, nortear planos, embasar decisões, gerar ou incrementar oportunidades. BI é sinônimo de assertividade na utilização dos dados a favor do negócio.



BI é inteligência aplicada ao fomento dos negócios. É poder para identificar pontos fortes e fracos, monitorar áreas, processos, tarefas e stakeholders, antecipar oportunidades, desafios e ameaças, melhorar a tomada de decisão e a guinada para ações com total assertividade.


Em resumo, respondendo à questão título deste artigo: o que é uma plataforma de Business Intelligence?


É um motor de ignição para a produtividade, competitividade e lucratividade do negócio.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

371 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo