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Mais com menos: Analytics para crescer no cenário atual

Atualizado: 4 de mai. de 2018

Fazer cada vez mais, com cada vez menos necessidade de investimento: em um mercado complicado como o brasileiro, esta é uma máxima para todo empresário que deseje manter-se competitivo. Para isso, use o analytics e veja a diferença que ele pode fazer no seu negócio.


analytics

Porém, as notícias deste mesmo mercado não são das melhores: o Brasil apresenta índices de produtividade em queda, apresentando taxas comparáveis à década de 50, segundo pesquisa do IBGE, e também caiu, no ano passado, 6 posições no ranking das economias mais competitivas do mundo, indo à 81ª posição, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.


NÃO ESPERE, FAÇA

Fato: empresa que quer crescer precisa fazer por si própria. E para auxiliar na aceleração dos negócios, a tecnologia é uma forte aliada, principalmente no que tange à gestão. Softwares de gestão ajudam a organizar informações, centralizar e melhorar controles e automatizar processos, viabilizando uma operação mais enxuta, funcional e competitiva.

Os chamados ERPs são sistemas que diminuem significativamente custos operacionais, já que assumem tarefas antes realizadas manualmente, eliminando o potencial de erro humano e ampliando as possibilidades de aplicação da força de trabalho aos objetivos estratégicos.

Aliados a tais soluções, há a camada de inteligência de negócios – BI (Business Intelligence) – que é imprescindível para alavancar os resultados obtidos a partir do universo de dados que  a empresa já agregue, bem como dos  novos conteúdos que venha a adquirir.


COMO, EXATAMENTE?

Planilhas, tabelas, anotações, cadastros, pesquisas, entrevistas, dados soltos em sistemas diversos, call centers, CRMs… Todas estas frentes e outras mais são fundamentais para a captação de informações vitais sobre os clientes, fornecedores, funcionários e parceiros de uma empresa.

Porém, obtê-las é só a parte inicial do trabalho. O supra sumo está na administração destes dados, que pode ser feita de forma manual, destacando-se recursos humanos para funções de inserção, análise, distribuição das informações, ou de forma automatizada, via software.


MANUAL X AUTOMÁTICO

Qual a diferença entre as duas formas? Na primeira opção haverá o fator humano, passível de erro e de retrabalho, a limitação de capacidade produtiva em função de carga horária, capacidade física, legislação trabalhista, entre outros fatores. Na segunda, haverá a realização de tarefas parametrizadas em um sistema inteligente e automático, capaz de fazer exatamente o que foi programado para fazer sem se cansar, sem se confundir, sem errar, trabalhando ininterruptamente sem gerar qualquer encargo de ordem administrativa, financeira ou trabalhista.


Desta forma, automatizar os processos relativos à gestão da informação e das ações de negócio parece um bom caminho para reduzir custos, melhorar a distribuição de equipes e otimizar o alcance de objetivos estratégicos com o mínimo investimento necessário.


PRODUZIR, VENDER E FIDELIZAR

Se você não está contente com a produtividade de sua empresa, avalie a questão tecnológica: certamente há um gargalo, especialmente na gestão, que precisa ser suprido.


Tecnologia inteligente para auxiliar no planejamento e administração de todas as áreas, tornar mais assertiva a  tomada de decisões, minimizar erros e riscos, cortar custos e, lá na ponta, melhorar as entregas para os clientes, resultando em atração e fidelidade, é certamente a bola da vez em diferencial competitivo. Pense nisso.


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