top of page

Você conhece o modelo de Big Data - Software as a Service?

Atualizado: 8 de mai. de 2018

Você certamente já ouviu falar em Software as a Service (SaaS), Plataform as a Service (PaaS) e até em Hardware as a Service (HaaS). O Big Data as a Service (BDaaS) é o próximo grande fenômeno desse processo de nuvenrização, pela qual a TI corporativa atravessa atualmente. O Big Data, como Serviço, é a democratização das soluções em Analytics para empresas de todos os portes e  segmentos.


Software as a Service

Até há algum tempo, muitos empresários não queriam se aprofundar no estudo das possíveis vantagens que a análise de dados traria ao seu negócio, por acreditarem, erroneamente, que o trabalho com data mining ou mineração de dados seria privilégio apenas das multinacionais — que dispõem de volumosos recursos para investimentos em TI. No entanto, o Big Data as a Service vem colocando em xeque essas concepções equivocadas.

O que é o Big Data as a Service?

Big Data as a Service refere-se à entrega de análises em grandes volumes de dados, por meio de poderosas ferramentas localizadas em um provedor externo, contratadas com o pagamento de uma mensalidade que varia de acordo com os módulos e serviços ofertados. Trata-se de um serviço on demand, que possibilita a aquisição de soluções de TI, por um custo compatível, até mesmo, para às empresas de pequeno porte.


Vantagens da contratação de Big Data como Serviço

  • Custo baixo;

  • Suporte e treinamento por parte do provedor;

  • Não há necessidade de investir em infraestrutura de TI para ter acesso às funcionalidades do sistema;

  • Torna possível analisar dados com um hardware de configuração simples e alguns softwares open source gratuitos;

  • Oferece às empresas de todos os portes e segmentos a possibilidade de trabalhar com poderosas interfaces de análise de dados.

Qual o uso prático dessa ferramenta?

  • Para um pequeno varejista: Para ser, ainda mais, acertivo com a sua clientela, que tal analisar o fluxo de clientes e cruzar dados, como: ticket médio, perfil e itens de maior procura?

  • Para um e-commerce: O trabalho com Social Big Data - mineração de dados em redes sociais - permite ter acesso as mudanças de tendências, dando destaque ao seu e-commerce, pois oferecerá produtos que estejam de acordo com os desejos que nem mesmo os consumidores foram capazes de perceber — tal prática também é conhecida como análise preditiva;

  • Para quem tem um site de serviços: Uma solução em Big Data pode ajudar a monitorar os passos de cada potencial cliente dentro de seu site. Podendo analisar a escolha e visualização das páginas, o que o faz abandoná-lo, quanto tempo ele costuma ocupar em cada anúncio, entre outros. Com essas informações, o gestor poderá entender o que engaja seu público, como se comunicar com ele e quais as oportunidades promocionais que podem fidelizá-los.

Sua empresa já possui alguma solução em Big Data as a Service? Não sabe como implementá-la em seu negócio? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências com o modelo!


Aproveite e continue conhecendo mais sobre as soluções inteligentes em gestão de dados! Saiba agora porque os dados em BI são o futuro dos negócios!


72 visualizações0 comentário
bottom of page